keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Acadêmicos de Odontologia da Univali atuam em unidades de saúde de Itajaí e BC

Cerca de 60 alunos desenvolvem, por semestre, atividades de promoção de saúde, gestão clínica e visitas domiciliares e em escolas

decreto do indulto humanitario e publicado no diario oficial 1549880038 Visor Notícias

Cerca de 60 acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) atuam, por semestre, em 15 unidades de saúde dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. As atividades ocorrem na disciplina Estágio no Serviço Público, do 8º e 9º período, com ações de promoção de saúde, de gestão, visitas domiciliares e em escolas, e atendimento clínico.

 

De acordo com o professor Raphael Nunes Bueno, responsável pela disciplina, esta imersão ocorre desde 2003, e proporciona aos futuros profissionais a oportunidade de conhecerem as pessoas da região atendida, as particularidades do bairro, os instrumentos públicos disponíveis e as políticas públicas municipais de saúde. “Isso legitima e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS), amplia o acesso aos serviços de saúde e a resolutividade das ações”, defende o docente.

Os futuros cirurgiões-dentistas vivenciam os temas trabalhados ao longo da graduação, na prática, a partir da mediação realizada por 15 preceptores (um por unidade), que são profissionais da rede que os recebem nas unidades de saúde. O trabalho é supervisionado pelo professor Raphael Bueno e acompanhado por mais três docentes do curso.

 

Para a acadêmica Vanessa Fillagranna, do 9º período do curso de Odontologia, o estágio ampliou a sua percepção sobre saúde e estratégia da família: “Aqui a gente faz um planejamento, conhece a comunidade e prioriza o que realmente eles precisam. Não tratamos só a boca, fazemos prevenção e vemos o paciente como um todo”, afirma.

Já a cirurgiã-dentista Larissa Kuhnen, preceptora na Unidade de Saúde Espinheiros, em Itajaí, acredita que a iniciativa fomenta troca de saberes e agrega muito ao serviço. “Há todo um trabalho de cuidado, acolhimento da população. Aqui os alunos vivem isso e saem da graduação com uma visão mais abrangente do que é a estratégia da família”, comenta.

 

Bairros contemplados

As unidades de Itajaí contempladas com a atuação dos acadêmicos de Odontologia são das seguintes localidades e bairros: Espinheiros, Rio Bonito, Votorantim, Santa Regina, Jardim Esperança, Cordeiros, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Imaruí, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças (no Campus Itajaí, bloco F7), São João, São Vicente e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali (bloco C5). Já em Balneário Camboriú, a atividade desenvolve-se nas unidades da Vila Real, Nova Esperança e do Ariribá.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Saúde

Confira quais cidades de SC mais vacinaram contra a gripe

Os índices de cobertura vacinal permanecem abaixo das expectativas

Segurança

Ciclista é socorrido por bombeiros após se perder em trilha de Florianópolis

A equipe de resgate desenvolveu um plano de ação e navegou até o local indicado