keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para prevenção ao suicídio

Nesta terça-feira (21) a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras realizou mais uma rodada de capacitação sobre a temática de identificação, abordagem e manejo de pessoas com ideações suicidas. Neste momento, agentes de saúde comunitários participaram […]

118d42f20dda5d4494538e54bed81be2 Visor Notícias

Nesta terça-feira (21) a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras realizou mais uma rodada de capacitação sobre a temática de identificação, abordagem e manejo de pessoas com ideações suicidas. Neste momento, agentes de saúde comunitários participaram da palestra realizada pela psicóloga Tamara Souza e pela enfermeira coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Balneário Piçarras (CAPS), Giovana Mellies.

“Foi uma abordagem diferenciada, já que esses profissionais atuam diretamente com a população. São o primeiro contato dos pacientes e é preciso que eles estejam atualizados sobre questões de identificação e também de abordagem quando algo de incomum for visualizado”, detalhou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. O trabalho de capacitação faz alusão ao “Setembro Amarelo”, que aborda o tema com maior amplitude.

Na próxima semana, dia 27, técnicos de enfermagem e recepcionistas das unidades de saúde da cidade irão participar do curso – também ministrado por Tamara e Giovana. Nos dias 14 e 15, médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico, fonoaudióloga, fisioterapeuta, cirurgiões dentistas, diretores de escolas e orientadores pedagógicos participaram da palestra com o psiquiatra, Mário João Bisi Junior.

O Centro de Atenção Psicossocial de Balneário Piçarras (CAPS) tem uma procura muito grande por ajuda “de pessoas que pensam em tirar a própria vida por conta de depressão, problemas pessoais, bipolaridade, esquizofrenia e vícios com drogas”, afirmou a enfermeira do CAPS, Giovana.

Para a secretária de Saúde, é preciso discutir o assunto para mostrar às pessoas que há um corpo técnico preparado para ajudar quem vem passando por momentos delicados. “Independentemente das razões, precisamos ressaltar que há um caminho de apoio para zelar pelo bem maior, que é a vida”, encerrou.

CAMINHADA

No próximo dia 10 de setembro, a partir das 9h, uma passeata pelo centro da cidade vai chamar a atenção da população piçarrense para a questão. A ação vai contar com a participação de profissionais da saúde e de estudantes da rede municipal, além da Fanfarra do Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Miriam Geny Friedrichsen (CIEF).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por agressão à companheira em Balneário Camboriú

Ela relatou que havia sido empurrada, apertada e mordida no nariz pelo homem

Tecnologia

Empresa catarinense de tecnologia brilha em evento de telecomunicações no México

A FiberX foi reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina