keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Aluna da Univali cria aplicativo de comunicação e aprendizagem alternativas

Proposta de Jéssica Daiane Kempfer foi uma das vencedoras do Concurso Universitário do Sebrae

A aluna Jéssica Daiane Kempfer, do curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), desenvolveu um plano de negócio para criação de um aplicativo de comunicação e aprendizagem alternativas para pessoas com deficiência na fala, sob coordenação do professor Waldemar Fernando Mello Martins. A proposta intitulada “Eu Falo” é uma das vencedoras do Concurso Universitário de Negócios Investidores do Sebrae/SC.

 

O resultado do concurso foi divulgado na cerimônia final do prêmio, que ocorreu no dia 1º de setembro, na Expocentro Doubrawa, em Joinville. Os cinco acadêmicos autores dos melhores “Pitches” de Santa Catarina ganharam uma viagem de sete dias com passagem aérea, hospedagem e alimentação para realização de visitas técnicas a empresas e outras instituições do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos da América. Assim como Jéssica, seu orientador também venceu a categoria professor e foi contemplado com a viagem.

De acordo com a acadêmica, o aplicativo “Eu Falo” surgiu a partir do diálogo com familiares de pessoas com deficiência na fala e profissionais de saúde e educação, que convivem com esta realidade. “Estas pessoas me auxiliaram a construir o aplicativo. Percebi que há outras alternativas semelhantes no mercado, mas elas são caras. A nossa proposta prevê baixo custo, justamente para ser de fácil acesso a quem precisa”, comenta a autora.

 

O pitch de Jéssica foi o único vencedor na área social. Por meio de pranchas ilustrativas de atividades, o usuário selecionará as telas que comunicam por meio de imagens e áudio. A solução ainda não está disponível no mercado, mas o próximo passo é buscar auxílio e recursos para colocá-la em funcionamento. “Agora, tudo dependerá das parcerias. Queremos afinar o plano de negócios para que o projeto vire realidade”, afirma a acadêmica.   

Seis acadêmicos da Univali estiveram entre os finalistas do Concurso

Além de Jéssica, outros cinco acadêmicos da Univali ficaram entre os 25 finalistas do concurso, são eles: Ane Caroline Sabel Gamba, Frederico Jerico Mesquita, do curso de Comércio Exterior; Danuzi da Silva e Marco Antonio Garcia Junior, do curso de Administração; e Victor Sanches Pergher, de Engenharia de Computação.

Marco Antonio Garcia, orientado pelo professor Waldemar, conquistou o título de vice-campeão e ganhou um Ipad Mini. O docente Raulino Pedro Gonçalves também foi premiado com o Ipad Mini, como professor vice-campeão.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Trânsito

VÍDEO: Acidente envolve duas motos e um automóvel em São José

Os dois condutores das motos tiveram ferimentos leves

Saúde

Médio Vale do Itajaí receberá 47 mil doses de vacina contra a Dengue

Ampliação da vacinação contra a dengue em SC contempla 14 cidades da região