keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

André Trigueiro defende regras e marco regulatório para investimentos na gestão da água no Brasil

Jornalista, convidado pela Conasa Águas de Itapema para palestra na última sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, enfatizou atitudes essenciais para se repensar o saneamento básico num País com 35 milhões de brasileiros sem água potável e 100 milhões ainda sem rede de esgoto

2ab06dbf156f02f39a1c29743825b39b Visor Notícias

A existência de um a data para se comemorar, em esfera global, o ‘Dia Mundial da Água’ revela, segundo o jornalista ambiental André Trigueiro, que realizou palestra em Itapema na última sexta-feira (22) a convite da Conasa Águas de Itapema, a dramaticidade e a urgência do mundo em olhar a água e refletir sobre a falta de cuidado e de atenção dispensada a este recurso essencial para a vida. A maior referência do jornalismo ambiental do Brasil, apresentador do programa Cidades e Soluções, na Globo News, e respeitadíssimo por seu compromisso com as questões de sustentabilidade, falou durante quase duas horas para uma plateia atenta formada por mais de 300 pessoas no Itapema Plaza Resort.

Com o tema “Gestão sustentável da água: um desafio urgente”, a palestra abordou questões de suma importância para a humanidade e que exigem a premência de uma nova cultura de comportamento dos cidadãos, lideranças e autoridades. Trigueiro lembrou dos 35 milhões de brasileiros sem acesso regular à água potável e dos, aproximadamente, 100 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto, além dos muitos casos de municípios onde há coleta, mas não há tratamento.

“O Brasil é desigual em vários indicadores, incluindo a água que está repartida no nosso território de forma totalmente assimétrica. O País detém 12% da água superficial de rio do mundo, mas a maior parte, mais de 70%, está concentrada na região Norte, onde vive pouco mais de 15% da população brasileira”, destacou, apontado que a maioria dos brasileiros vive em situações dramáticas por disputa ao acesso à água tratada.

O jornalista destacou também estudos do Instituto Trata Brasil que reporta o despejo diário nos rios de, aproximadamente, 5 mil piscinas olímpicas cheias com esgoto in natura. E alertou para o impacto sobre a saúde pública e a depredação do patrimônio das cidades. Como solução, Trigueiro apontou a emergência da instituição de regras claras e de um marco regulatório para a gestão da água. “Infelizmente, não temos ainda um cenário em que haja clareza e segurança dos investidores sobre como se posicionar neste setor. E são investimentos de longo prazo que precisam de parâmetros claros e transparentes”, reconheceu.

Resíduos nos rios

A quantidade de resíduos descartada inadequadamente também foi outro problema destacado por Trigueiro. “São 2 milhões de toneladas de lixo por ano lançados em corpos hídricos, o suficiente para encher 30 estádios do tamanho do Maracanã. Não existe a possibilidade de se imaginar que o descarte de resíduos não gere impacto contra nós mesmos”, acentua, indignado com a falta de consciência coletiva. Trigueiro realça que algumas atitudes devem partir do próprio cidadão, como o combate ao desperdício. “A gente cobra dos governos, mas precisamos ter cuidado porque quem faz a diferença somos nós”, sentencia.

Questionado sobre a dessalinização da água do mar, o jornalista concordou que a alternativa está sendo usada em alguns lugares do mundo, mas pontuou os problemas decorrentes do uso desta tecnologia. “Além de consumir energia em demasia, não se sabe o que fazer com todo o sal que virá desse processo, uma vez que a quantidade supera a necessidade de consumo e o excedente não pode voltar para o mar porque irá interferir no ecossistema e não poderá ficar na terra porque esterilizará o solo”.

Defensor confesso do ativismo como uma atitude renovadora em favor da vida, o jornalista incentiva condutas cidadãs para denunciar a depredação dos mananciais, reivindicar posicionamento dos gestores públicos e exigir planejamento urbano com regras sistêmicas. Trigueiro também sugere que se pense em alternativas inovadoras para o destino do tratamento de efluentes como subproduto para a lavoura. “Para cada solução, teremos um impacto. Impressiona a pobreza da discussão sobre a gestão da água e sobre o saneamento no Brasil. Precisamos ter metas, objetivos para que o desenvolvimento sustentável avance”, enfatiza.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Nove homens que espancaram morador até a morte são condenados em Blumenau

Crime ocorreu dentro de um apartamento no bairro Passo Manso

Segurança

Prefeitura de Juazeiro recolherá estátua de Daniel Alves após condenação

O ex-jogador, foi condenado recentemente a quatro anos e seis meses de prisão na Espanha