keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Área rural de Itajaí terá produção de plantas fitoterápicas

O projeto prevê a implantação de três unidades demonstrativas nas comunidades do Campeche, Brilhante I e Espinheiros

A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), investe na pesquisa e a na produção de plantas fitoterápicas no meio rural de Itajaí. O projeto prevê a implantação de três unidades demonstrativas nas comunidades do Campeche, Brilhante I e Espinheiros.

O objetivo é servir de modelo para outros agricultores e embasar pesquisas, acompanhar o desenvolvimento das plantas e da produção, além de dar uma alternativa de complementação de renda e diversificação para o pequeno produtor.

“Ainda não existe a estruturação da cadeia produtiva de plantas bioativas [que possuem alguma ação em seres vivos] em Santa Catarina. Está é uma oportunidade de inserir os produtores rurais de Itajaí neste nicho de mercado, extremamente promissor. Isso vai gerar maior produtividade e aumento de renda dos agricultores”, explica a diretora de Agricultura de Itajaí, engenheira agrônoma Christianne Belinzoni de Carvalho

Inicialmente, cada unidade será composta por três espécies: Guaco (planta medicinal muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante), Ora-pro-nóbis (planta com proteínas e mineirais) e Moringa (planta com grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C e A, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório).

Segundo o pesquisador da Epagri, Alessandro Borini Lone, com o trabalho espera-se contribuir com informações importantes sobre os sistemas de cultivo destas espécies, para auxiliar os produtores com o cultivo e com a geração de renda, assim como auxiliar os laboratórios a obter matérias-primas de qualidade e fomentar a cadeia de produção de plantas bioativas na região do Vale do Itajaí.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Casal descobre túnel subterrâneo na casa onde moram há 15 anos; confira o vídeo

Especialistas sugerem que o bunker de 49 metros foi construído durante a Segunda Guerra Mundial

Segurança

Homem é preso por ameaçar mãe com faca em Rio do Sul

Segundo a Polícia Militar, a mãe recusou a fornecer R$ 50 para o filho recuperar um celular empenhado por uma dívida relacionada a drogas