keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Artesãos e artesãs de Penha oficialmente ligados ao Sistema Cadastral do Artesanato Brasileiro

A possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários é outro benefício trazido pelo documento

Um total de 50 artesãos de Penha está oficialmente credenciado pela carteira nacional da categoria. A entrega das carteiras nacionais ocorreu dia 15 de maio, na Câmara de Vereadores, sob a coordenação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Poder Legislativo, em conjunto com a Prefeitura de Penha e o Governo do Estado.

Dos 71 artesãos avaliados dia 24 de abril, durante o Encontro de Economia Solidária de Penha, na Casa da Amizade, os 50 que marcaram presença dia 15 já estão habilitados aos benefícios da carteira.

De acordo com a procuradora da Mulher de Penha, professora e vereadora Maria Juraci Alexandrino, o momento foi de integração destes profissionais, agora na condição de empreendedores e empresários. As carteiras foram entregues pela própria Juraci e também pelos vereadores e procuradores adjuntos Joaquim Costa Júnior e Regiane Severino.

Representantes da Prefeitura, como o diretor de Cultura Eduardo Bajara e o secretário de Turismo, Edpo Cristiano Bento, em nome do prefeito Aquiles da Costa, também marcaram presença, além de integrantes da Secretaria de Assistência Social, da Casa da Amizade e da Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira. A hoteleira Margarete Sá também integrou a solenidade.  

De acordo com a Procuradoria da Mulher de Penha, serão muitas as vantagens da carteira nacional, começando por firmar os conceitos da chamada “economia solidária” no município. O documento é liberado pelo Programa Nacional do Artesão (PAB), integrado ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Esse registro nacional traz vantagens como possibilitar ao titular participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, oficinas e cursos de artesanato, acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos e facilidade de acesso ao microcrédito. A possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários é outro benefício trazido pelo documento.

A solenidade também contou com palestra de Leonardo Posich, do Governo do Estado de Santa Catarina, através de sua Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e da diretora estadual de Economia Solidária, Luciana Negreiros. Um dos artesãos mais entusiasmados foi Sílvio Inácio, do Empório do Sol, posto de artesanato instalado na Rodovia Transbeto. Sua produção chama atenção e ele já comercializa para várias cidades, incluindo Florianópolis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem que matou esposa queimada é condenado a 18 anos de prisão

O crime ocorreu em Lages; o condenado agrediu a vítima por ciúmes, e quando ela desmaiou ele colocou fogo na casa e fugiu

Empreendedorismo

CIPLA participa da Construsul com expectativa de crescer 30% no segmento

Feira ocorre de 23 a 26 de abril no ExpoCentro em Balneário Camboriú