keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Atraso para tirar carteira de motorista chega a cinco meses em Itajaí

Os principais motivos para a atraso são poucos equipamentos e profissionais

Quem precisa tirar a Carteira Nacional de Habilitação em Itajaí tem que ter paciência. O processo, que levava 60 dias, hoje pode chegar a 5 meses. O responsável pela morosidade é o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Com a modernização dos sistemas, incluindo a implantação da CNH Digital, aliado a um quadro reduzido de funcionários, o departamento não tem conseguido atender as expectativas. Resultado: muita espera e prejuízo para os alunos, que muitas vezes precisam do documento para começar a trabalhar ou viajar, e transtorno também para as autoescolas, que realizam todo o processo legal dentro do prazo, mas não conseguem entregar a habilitação por deficiência no Detran.

Um exemplo do impasse é a realização da prova teórica. Após as aulas na autoescola o aluno deveria realizar a avaliação no Ciretran no dia seguinte, porém, está tendo que aguardar 3 meses. Essa primeira etapa para tirar a CNH era feita em folha de papel, mas com a informatização passou a ser executada no computador. Com a alteração veio a queda no número de provas realizadas, estabelecendo, somente, 12 avaliações por semana, quando seriam necessárias mais do que o dobro de provas realizadas.

Para os empresários do ramo de autoescolas a lentidão no serviço pode ser amenizada: “A Ciretran precisa urgentemente de mais profissionais. Atualmente estagiários realizam atividades que precisam ser ocupadas por efetivos. Além disso, adquirindo novos computadores será possível a realização de um número maior de provas, fazendo fluir essa demanda reprimida de emissão de CNHs em Itajaí”, afirma Fabrício Moreira Paes da autoescola GM.

Além de tudo isso, quem precisa ir ao Ciretran encontra uma estrutura precária, sem espaço, sem adaptação para pessoas com deficiência, além da falta de equipamento e funcionário qualificado. Tantos problemas impactam diretamente na prestação do serviço.   O atraso na emissão das carteiras é registrado em várias cidades catarinenses que também enfrentam o mesmo problema. Empresários da região já se reuniram e estiveram no Detran repassando a problemática, mas ainda aguardam reposta e solução para o problema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão