keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Audiência Pública discute segurança nas escolas de Itapema

A Câmara de Vereadores de Itapema, por proposição do vereador e presidente do Legislativo, Sidnei Moacir Florêncio, o Nei da Van (PSDB), realizou uma Audiência Pública na última segunda-feira (20), que debateu o tema segurança […]

c20344359677637d65206683b3bb8c03 Visor Notícias

A Câmara de Vereadores de Itapema, por proposição do vereador e presidente do Legislativo, Sidnei Moacir Florêncio, o Nei da Van (PSDB), realizou uma Audiência Pública na última segunda-feira (20), que debateu o tema segurança nas escolas.

A Audiência proporcionou ampla discussão entre Poderes Legislativo, Executivo e comunidade sobre o tema. A reunião contou, ainda, com a presença de membros do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e Polícias Civil e Militar.

O presidente do Conseg, Amarildo dos Santos, começou com a palavra e registrou que a motivação para o debate público são as situações críticas que acontecem nas salas de aula diariamente. “Devemos encontrar uma solução para as escolas de Itapema e isso não depende só da polícia. Depende dos pais, professores e alunos”, comentou.

A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Nei da Van. Em sua fala, ele parabenizou o Capitão Rodrigues e toda a Polícia Militar de Itapema, juntamente com a Secretaria de Educação, e aproveitou para cobrar maior envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos. “Os pais acham que é simplesmente deixar os filhos nas escolas e creches e que a responsabilidade está nas mãos do diretor e professores. Os pais têm que acompanhar e verificar se seu filho está realmente nas escolas”, registrou.

Efetivo nas Escolas

Representando a Prefeitura de Itapema, participou da Audiência a secretária de Educação Alessandra Ghiotto. Ela elogiou a iniciativa da Audiência, afirmando que a segurança faz parte da construção de uma boa educação, e falou sobre algumas ações que são tomadas pelo Executivo referente ao tema.

Alessandra ainda falou sobre trabalhos in loco nas escolas do município. “Nós estamos fazendo o chamamento do concurso público para efetivar guardas municipais em unidades escolares. Além disso, sempre deixamos uma pessoa de referência nos portões para acompanhar a entrada e saída das crianças”, afirmou.

A secretária comentou sobre a implantação do processo de identificação facial digital nas escolas de Itapema. Segundo Alessandra, esse é um processo único no Estado. “Acreditamos que o monitoramento da educação fundamental é mais relevante neste momento, pois os familiares acompanham mais os alunos da educação infantil”.

Câmeras de segurança

Yagan Dadam (PR) foi um dos vereadores que participou da reunião. Na sua manifestação, ele defendeu a implantação de câmeras de segurança nas escolas públicas da cidade. “Algumas escolas particulares permitem que os pais acompanhem em momento real o que acontece dentro da sala de aula e no entorno das escolas”, afirmou.

O vereador ainda questionou o Capitão Rodrigues da Polícia Militar de Itapema, presente na Audiência. Yagan quis saber se há possibilidade de uma ronda da PM nas escolas. O Capitão Rodrigues afirmou que desde 2015, ano em que assumiu o comando da PM de Itapema, um efetivo de policiais faz as rondas nesses locais.

Sou Estudante, Sou Cidadão

Rodrigues comentou, ainda, sobre o Projeto Sou Estudante, Sou Cidadão, que leva noções de disciplina e respeito para os alunos da cidade. “Esse nosso programa está sendo efetivo, notamos melhorias significativas nos alunos, porém falta acompanhamento dos familiares”, comentou Rodrigues.

O delegado da Polícia Civil de Itapema, Aden Claus, também esteve presente e participou do debate durante a audiência pública. Ele comentou sobre o tema e afirmou que segurança não se dá apenas com aparato policial, mas com investimentos na educação. “É isso que esses projetos da PM vêm fazendo, levando princípios de disciplina e hierarquia para os estudantes. A partir desses trabalhos, há melhoras nos índices de criminalidade escolar”, explicou Aden.

O vereador Xavier Legarrea (MDB) também comentou sobre a necessidade de acompanhamento familiar nas escolas. “Parte da educação tem que vir de casa. As vezes a criança não tem um norte, então se torna um delinquente por falta de uma noção em casa de como é a vida, mas acredito que aos poucos, com iniciativas como essa, a coisa vai andando”, contribuiu o vereador.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão