keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Itapema vai debater sobre a lei dos plantões de farmácias

Núcleo das Farmácias participou de uma reunião com os vereadores

64b3c3530a7d9b4e4fe753cdbee231a0 Visor Notícias

Uma audiência pública para debater sobre a Lei dos Plantões de Farmácias deve ser realizada nos próximos dias pela Câmara de Vereadores de Itapema. O requerimento foi apresentado pelo vereador Yagan Dadam (PR) na noite de terça-feira (09), durante a sessão ordinária. O objetivo é discutir o assunto diretamente com a população. A data ainda não foi divulgada. 

Ontem, o Núcleo das Farmácias da Acita (Associação Comercial e Empresarial de Itapema e Porto Belo) esteve no legislativo, onde participaram de uma reunião com os vereadores para tratar do sistema de rodízio de plantão das farmácias no município. Os comerciantes vieram pedir o apoio da Cãmara para mantê-lo em funcionamento. Também participaram do encontro representantes do Poder Executivo, e o presidente da Acita, Rafael Ruthmann.

O assunto virou polêmica depois que uma loja pertencente a uma grande rede farmacêutica foi fechada pela Vigilância Sanitária de Itapema, por não cumprir a Lei Municipal nº 2204/2004. A legislação em questão, disciplina o horário de funcionamento das farmácias e drogarias do município. Ela determina que estes estabelecimentos podem ficar abertos até às 20h, horário este em que começa o chamado “Plantão das Farmácias”. O plantão em vigor em Itapema funciona em sistema de rodízio, onde, a cada dia, determinadas farmácias ficam abertas durante toda a madrugada.

Quem coordena o funcionamento do Plantão das Farmácias, é o Núcleo setorial da Acita, que reúne 23 empresas de Itapema. O objetivo do rodízio, segundo a presidente do Núcleo das Farmácias, Patrícia Ruon, é garantir o atendimento farmacêutico à população 24 horas, todos os dias, e em toda a cidade. Os empresários ligados ao Núcleo se disseram favoráveis em fazer ajustes no rodízio, e argumentam que Itapema não comporta farmácias 24h, por ser inviável economicamente para as empresas de menor porte.

Na ocasião, a maioria dos vereadores se disse favorável à Lei em vigor, e que sua revogação não está em discussão no Poder Legislativo, mas que ajustes e modernizações podem ser discutidos. Os parlamentares também acreditam ser importante melhorar a divulgação dos plantões para a população, e ampliar o atendimento em determinados bairros durante a madrugada, assim como reforçar a importância dele para a assistência farmacêutica ao cidadão.

 

Farmácia multada pela vigilância também participou do encontro

O gerente da farmácia da Meia Praia, multada e fechada pela Vigilância Sanitária, Jefferson Kothe, declarou ao Núcleo e aos vereadores que a rede não é contrária ao Plantão das Farmácias, mas que defende a liberdade de atender 24 horas, independente da escala de plantão. “A empresa entende que já é sustentável ter uma unidade 24 horas em Itapema”, registrou, e disse que vão apresentar essa reivindicação na Audiência Pública.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Afogamento de adolescente mobiliza bombeiros em Navegantes

Equipes realizam buscas na região da Praia Central

Segurança

Delegacia de Homicídios de Criciúma prende cinco pessoas por envolvimento em assassinato

Na operação os policiais apreenderam arma de fogo, drogas e dinheiro