keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú fortalecerá ações de prevenção a violência contra profissionais da Educação

Conforme a secretária, a solicitação foi feita pelo prefeito Fabrício Oliveira, para que ações em prol da segurança dos professores fossem fortalecidas

Em Balneário Camboriú, a “Prevenção a Violência nas Unidades Escolares” é lei (nº 3537/2012) e o tema será fortalecido nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, já a partir da volta às aulas. A medida visa garantir que os profissionais da educação se sintam seguros para atuar em seu ambiente de trabalho.

“Vamos fazer valer a lei. A temática é de suma importância e bastante atual, visto que registramos um episódio de agressão em sala de aula de duas professoras, durante o Polo de Férias. Foi um episódio isolado e que não pode se repetir. Por isso, iremos intensificar ações de paz e prevenção a violência nas unidades escolares, orientando professores, pais e alunos, e fazendo os encaminhamentos necessários para garantir a segurança dos nossos profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba. “As professoras agredidas foram amparadas pelo Programa ABRAÇO ao Servidor, que está prestando apoio psicológico, já que elas estão bastante abaladas e fragilizadas. Elas registraram Boletim de Ocorrência, fizeram exame de corpo delito e estamos realizando todos os encaminhamentos necessários”, contou a secretária.

Conforme a secretária, a solicitação foi feita pelo prefeito Fabrício Oliveira, para que ações em prol da segurança dos professores fossem fortalecidas. Dentre as ações previstas estão atividades de fortalecimento parental, onde as famílias participam de encontros para conhecerem melhor a escola, criar vínculos com professores e fomentar ações de respeito; bem como formação continuada sobre o tema para os professores. Dentre elas, com o Procurador Regional da República, Guilherme Zanina Schelb, que é referência no combate e prevenção à violência e criminalidade infantojuvenil. O tema dos cursos ministrados por Schelb será “Conflitos e Violência na Escola: Guia Legal e Prático para Professores e famílias”. No ano passado, Guilherme Zanina Schelb já ministrou palestra aos professores, durante o retorno às aulas do segundo semestre.

Além disso, a Secretaria de Educação seguirá com o projeto “Ética e Cidadania”, uma parceria entre o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que visa trabalhar em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça para que crianças e adolescentes os apliquem na vida cotidiana. Valores estes, que também vão ao encontro da Lei Municipal de Prevenção a Violência nas Unidades Escolares.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano