keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú oferece novo método de prevenção ao HIV

A PrEP é recomendada para quem tem mais chances de contrair o HIV, como pessoas que costumam ter relações sexuais desprotegidas, apresentam episódios frequentes de IST's ou fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A recomendação é procurar um médico antes de iniciar o tratamento

439eb0f877bf9639427fccdf47c8cf52 Visor Notícias

A partir desta quarta-feira (13), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú, oferecerão à população mais um método de prevenção ao HIV, vírus causador da AIDS. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), como é chamada, é uma das oito ações combinadas de prevenção e deve ser empregada antes da pessoa ter contato com o vírus, por meio de comprimidos.

Trata-se da combinação de duas medicações (tenofovir + entricitabina) que tem a capacidade de reduzir o risco do vírus se instalar no organismo. Para que o tratamento dê certo, a pessoa deve tomar os comprimidos todos os dias. Vale lembrar que a PrEP não previne outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), então deve ser combinada com outras formas de prevenção, como o uso de preservativo. 

“A PrEP vem para Balneário Camboriú como uma alternativa a mais na estratégia de prevenção de modo a contribuir para a diminuição de pessoas infectadas com o vírus do HIV. A camisinha continua sendo o método de Prevenção mais fácil de usar para se proteger do HIV e outras IST’s”, salienta a coordenadora do CISS/CTA Jacheline Hoffmann. 

A PrEP é recomendada para quem tem mais chances de contrair o HIV, como pessoas que costumam ter relações sexuais desprotegidas, apresentam episódios frequentes de IST’s ou fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A recomendação é procurar um médico antes de iniciar o tratamento.

A PEP já é ofertada pela Secretaria de Saúde, e pode ser procurada no Pronto Atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/nº – Bairro dos Municípios), Pronto Atendimento da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra) e no CISS/CTA (Rua 2350, esq com 4ª Avenida, nº 560 – Centro). O tratamento da PEP deve ser iniciado até no máximo 72 horas após a suposta exposição ao vírus e mantido por 28 dias (deve-se procurar uma das unidades listadas o mais breve possível nesses casos). 

Declaração de Paris

Balneário Camboriú assinou, em 2018, a Declaração de Paris, que tem como objetivo de atingir as metas 90-90-90 até 2020: 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável, de acordo com a declaração. Por isso, ações de prevenção na cidade são importantes para a contribuição e o fomento do compromisso de mobilização de recursos da saúde pública para a causa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Caldo de tilápia de 2.500 litros será servido em festa no Sul de SC

Sopa será feita em panela de quase 12 toneladas e servida com ajuda de retroescavadeira

Inusitado

Moradora de Tijucas recebe reclamação de vizinha e responde de forma inusitada

A vizinha que não se identificou, reclamou dos latidos da cachorrinha de 17 anos