keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú passa tubulação de esgoto sem destruir pavimentação

Uma equipe da BRK Ambiental, empresa responsável pela água e esgoto da cidade de Blumenau, visitou a EMASA. A empresa ficou interessada principalmente pelo método não-destrutivo por não causar prejuízo ao ambiente e à rotina dos moradores

Para causar menor prejuízo ao ambiente e à rotina da população, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) vem utilizando em suas obras o método não-destrutivo (MND). Como na execução da implantação da rede coletora de esgoto, no Bairro dos Municípios.

O MND é uma tecnologia para a instalação de redes de infraestrutura como gás, água, esgoto, comunicação e energia que é utilizada quando é necessário realizar uma obra de perfuração sem que haja maiores prejuízos ao ambiente ou para a rotina da cidade. Essa tecnologia de travessia subterrânea evita a abertura de valas para a instalação de dutos, também não há necessidade da utilização de escoramentos profundos, rebaixamento de lençol freático, transporte de materiais, transtorno com circulação intensa de maquinário pesado e ainda tem a vantagem de redução do “custo social” e de encurtamento no prazo das obras.

“Em quase dois meses desde que a obra no Bairro dos Municípios começou já foi feito quase 30% do serviço, que tem previsão para a conclusão em dez meses. Sendo que a obra iniciou no dia 21 de agosto e também serão executadas as elevatórias que vão recalcar o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Bairro Nova Esperança”, comentou o diretor da EMASA, Carlos Haacke.

Nesta semana, o serviço está sendo executado na Rua Barra Velha e serão feitos, ao todo, 7,5 km de rede de esgoto que completarão o sistema no bairro. O bairro já tinha rede de esgoto, da 5ª Avenida à Marginal, mas não estava ativa. Agora com o serviço, o bairro todo terá a rede de esgoto interligada.

Além da obra no bairro, o mesmo método foi utilizado na BR-101, entre a Rua Maria Mansoto e Avenida Marginal Leste, próximo ao Pronto Atendimento (PA) da Barra. A obra passou por baixo da BR-101, não interferindo no trânsito, e servirá para levar o esgoto das Praias Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras e Laranjeiras e dos bairros São Judas Tadeu e Barra até a ETE, no Nova Esperança.

Visita

Nesta segunda-feira (18), uma equipe da BRK Ambiental, empresa responsável pela água e esgoto da cidade de Blumenau, visitou a EMASA para conhecer a execução do MDN, na obra de implantação da rede coletora de esgoto do Bairro dos Municípios. A empresa ficou interessada principalmente pelo método não-destrutivo por não causar prejuízo ao ambiente e à rotina dos moradores. Na próxima semana, a EMASA fará uma visita a sede da BRK Ambiental para conhecer o serviço de reúso de água.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano