keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário Camboriú recebe Licença Ambiental Prévia para alargamento da Praia Central

A licença foi entregue ao prefeito Fabrício Oliveira pelo governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, durante cerimônia que reuniu diversas autoridades estaduais, municipais e dos setores turístico e econômico.

organizacao criminosa falsificava receitas medicas na serra catarinense 1558011080 Visor Notícias

A Praia Central de Balneário Camboriú, um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, em breve ficará com cerca de 60 metros a mais de faixa de areia. Foi entregue nesta sexta-feira (27), a Licença Ambiental Prévia (LAP) para o projeto de reestruturação da faixa de areia e construção do molhe do Pontal Norte. A licença foi entregue ao prefeito Fabrício Oliveira pelo governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, durante cerimônia que reuniu diversas autoridades estaduais, municipais e dos setores turístico e econômico.

“Foi um dia histórico para Balneário Camboriú e para Santa Catarina, porque com essa autorização nós poderemos iniciar a montagem do processo licitatório que vai viabilizar a reestruturação da faixa de areia da Praia Central. É um marco para a cidade, porque a partir da ampliação da faixa de areia, novos equipamentos serão disponibilizados na orla da Praia da Central, um dos principais cartões-postais da nossa cidade. Essa é uma obra de simples execução, porque serão cerca de seis meses para colocar a areia, porém complexa porque ela precisava de uma liberação ambiental rigorosa que hoje foi recebida. Então nesse primeiro momento vamos buscar o financiamento que serão pagos posteriormente com os próprios recursos que o desenvolvimento que a faixa de areia vai nos trazer”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira.

A LAP foi aprovada no dia 05 de abril pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), antiga Fatma, e entregue nesta sexta-feira, após o Governo Municipal se reunir inúmeras vezes com o Instituto para pleitear a licença prévia, uma das fases mais complexas dos licenciamentos necessários para execução da reestruturação da faixa de areia. Viagens de estudo foram feitas para analisar os impactos, em um esforço que reuniu técnicos com expertise no assunto. Com a reestruturação, a Praia Central deverá ficar com cerca de 60 metros a mais de faixa de areia. Atualmente há trechos com apenas 25 metros. No local serão colocados 2,4 milhões de metros cúbicos de material trazidos de jazidas que ficam a cerca de 15 km da costa, mas que tem o mesmo tipo de componentes orgânicos existente na faixa de areia.

“O turismo de Balneário Camboriú é reconhecido em todo o mundo como turismo de qualidade. Agora essa faixa de areia aumentada em muitos metros vai permitir a presença de mais turistas. É uma grande conquista para Balneário Camboriú e para Santa Catarina”, disse o governador, Eduardo Pinho Moreira.

O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, garantiu que Balneário Camboriú será uma das cinco primeiras cidades beneficiadas com a nova linha de crédito do Prodetur + Turismo, que será lançada em quatro meses. “Com essa linha inicia uma nova fase para o turismo brasileiro, com R$ 5 bilhões que serão emprestados para esta área que gera emprego e desenvolvimento econômico. Para Balneário Camboriú cerca de 100 milhões deverão ser concedidos para o projeto de alargamento”, disse o ministro que também garantiu recursos para a conclusão do Centro de Eventos. “Na conclusão do Centro de Eventos são R$ 16,6 milhões que serão disponibilizados do nosso orçamento”, falou o ministro.

Turismo em Balneário Camboriú

O ano de 2017 foi de recordes no turismo de Balneário Camboriú. A cidade, considerada a Capital Catarinense do Turismo, se consolidou ainda mais como destino mais procurado de Santa Catarina. No ano passado, de janeiro a dezembro, o município recebeu 4.200.903 turistas. Um aumento de 22% em comparação com 2016 quando 3.444.378 turistas visitaram a cidade. Balneário Camboriú foi o destino mais procurado da CVC em Santa Catarina e o 6º mais procurado no país; e o 4º destino brasileiro mais procurado pela Fly Tur.

Em 2018, a primeira temporada de transatlânticos trouxe mais de 81 mil turistas a Balneário Camboriú. Uma Pesquisa de Demanda Turística, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), mostrou que 99% dos turistas que conhecem a cidade pretendem voltar.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

Confira quais hospitais de SC estão entre os 100 melhores do Brasil

A lista "The World’s Best Hospitals 2024" realizada no Brasil inclui seis hospitais de Santa Catarina

Segurança

Carro roubado e com placas clonadas é recuperado pela PRF em SC

Os agentes da PRF abordaram os ocupantes do veículo nesta quarta-feira (27) na BR-101