keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Balneário debate redução de sacolas plásticas no comércio

Segundo o presidente do Sindilojas, Hélio Dagnoni, o setor está aberto a debater novas políticas de redução de lixo e de sacolas plástica no comércio

Alternativas para reduzir e, no futuro, eliminar o uso de sacolinhas plásticas no comércio local foi tema de reunião pública promovida pelo promotor da Curadoria Ambiental de Balneário Camboriú, Isaac Sabbá Guimarães, na sede do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas). Diante de empresários do setor supermercadista, comerciantes locais, representantes do poder público e educadores ambientais, o promotor trouxe informações sobre programas de redução das sacolinhas em diferentes países do mundo e colocou em debate opções a serem implementadas em Balneário Camboriú.

Isaac também discutiu a possibilidade de formalizar acordo em ação civil pública, cuja audiência está marcada para o dia 29 de novembro. Recentemente, a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú instaurou um procedimento administrativo com a finalidade de buscar a redução do uso de sacolas plásticas nos grandes estabelecimentos comerciais da cidade.

Com o procedimento, o promotor busca estimular políticas públicas locais voltadas à diminuição do uso de sacolas, principalmente no setor supermercadista. Entre as ações propostas está a realização de um diagnóstico ambiental quanto ao uso das sacolas, medidas de educação ambiental junto à população e, em seis meses, a interrupção de distribuição de sacolas plásticas de forma gratuita ao cliente.

Segundo o presidente do Sindilojas, Hélio Dagnoni, o setor está aberto a debater novas políticas de redução de lixo e de sacolas plástica no comércio. “Muitos dos nossos associados, inclusive, já são modelos em boas práticas neste sentido”, explica. Durante a reunião, o diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados, Antônio Poletini, falou sobre o programa Supermercado Lixo Zero, que prevê a destinação correta dos resíduos gerados pelo setor. “Mais de 45 lojas em SC aderiram ou estão implantando as ações do projeto. A meta é que, até 2020, todos os supermercados tenham aderido ao programa”, explica.

A presidente do Instituto Eco Cidadão e responsável pela programação da Semana do Lixo Zero em Balneário Camboriú e Itajaí, Luciana Andréa de Jesus, o debate com o setor supermercadista é um passo importante dentro da meta de reduzir o lixo nos centros urbanos. “O país ainda não está preparado para eliminar 100% das sacolas. São muitos passos ainda a serem seguidos, mas acreditamos muito no poder da educação ambiental para atingir parte destas metas”, avalia. O encontro contou também com a participação da coordenadora do SindiMulher, Rosemari Tomazoni.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Eventos

Festival da Cerveja de Itajaí reúne mais de 20 cervejarias

Evento ocorre em 4 e 5 de maio e tem entrada franca

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores