keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bandeira Azul será hasteada nas praias do Estaleiro e Estaleirinho nesta sexta-feira

Balneário Camboriú recebeu o certificado para as duas praias em 30 de novembro.

dono de bar e morto com mais de 10 facadas em camboriu 1566218031 Visor Notícias

As praias do Estaleiro e Estaleirinho terão a Bandeira Azul hasteada nesta sexta-feira (14), às 16h, depois de um trabalho de quase dois anos para a conquista do certificado que atesta os locais como ecologicamente corretos. A cerimônia de hasteamento será na Praia do Estaleirinho (na altura da Rua José Amaro da Cunha, s/nº, ao lado da Pousada Vila Sonali), com a participação de representantes do programa Bandeira Azul.

Balneário Camboriú recebeu o certificado para as duas praias em 30 de novembro. “O selo é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Pela primeira vez, nossa cidade recebe essa certificação, que é importante para a qualificação cada vez maior do nosso turismo. Os investimentos que fizemos em saneamento, limpeza de cursos d´água e demais cuidados com o meio ambiente, são ações que vamos intensificar para tornarmos nossa cidade 100% saneada”, disse o prefeito, Fabrício Oliveira. 

Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. No Brasil, serão condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis). As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações realizadas, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instalados. As obras são contínuas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para a temporada.

“Ganhamos a certificação graças ao trabalho conjunto do governo, Ministério Público de Santa Catarina, empresários, associação dos moradores e membros da comunidade. Agora, vem outra tarefa difícil, que é manter a Bandeira Azul e seguir em frente. A próxima ação é conseguir a certificação para Taquaras e Pinho, depois Laranjeiras. Passo a passo e com apoio de todos, vamos superar os problemas e fazer da nossa Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa Brava um exemplo e um orgulho para o Brasil”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Mercado Imobiliário

Balneário Perequê e Morretes estão na lista de bairros que alavancaram o mercado imobiliário de SC em 2024

Balneário Perequê, em Porto Belo, e Morretes, em Itapema, lideram as vendas de imóveis no mercado imobiliário do litoral norte e de Santa Catarina