keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Balneário Camboriú fará compostagem de resíduos orgânicos

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú está adotando, a partir desta semana, um novo padrão de descarte de resíduos, e, dentro de 15 dias, passará a fazer a compostagem dos orgânicos gerados pelo órgão. […]

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú está adotando, a partir desta semana, um novo padrão de descarte de resíduos, e, dentro de 15 dias, passará a fazer a compostagem dos orgânicos gerados pelo órgão.

O Legislativo fazia o descarte segregado dos resíduos recicláveis e do lixo comum, e agora passou a adotar a separação em resíduos recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Serão descartados separadamente, ainda, os restos de construção (provenientes de reformas e obras) e os sujeitos à logística reversa (como lâmpadas, pilhas e cartuchos de impressora).

A comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Câmara está fazendo a adequação das lixeiras ao novo padrão, e, nesta segunda-feira (29), realizou um treinamento com os funcionários da empresa terceirizada que trabalham na limpeza e nas copas, com a presença também do presidente da Casa, vereador Omar Tomalih (PSB).

“Passamos informações para que as funcionárias da limpeza saibam qual será o procedimento, como será feita a destinação e para que elas possam fazer a quantificação dos resíduos gerados. Elas passarão a fazer a coleta dos resíduos já separados, porque os servidores serão orientados ao descarte de forma separada, e quantificarão os resíduos, para que possamos monitorar esse fator dentro da A3P”, explica a coordenadora da comissão gestora, Kelli Cristina Dacol.

Destinação dos resíduos e compostagem

A coleta dos resíduos recicláveis e não recicláveis é feita pela empresa Ambiental, e vale destacar que não é feita a segregação dos diferentes tipos de materiais recicláveis (como papel, plástico, vidro e metal) no momento da coleta, e sim em um momento posterior, e por isso a Câmara também não fará o descarte separado de cada tipo de material, e sim dos materiais recicláveis como um todo.

Como ainda não há uma destinação apropriada para os resíduos orgânicos no município, o Legislativo fará a compostagem na própria sede, com a colocação de uma composteira na garagem. Após a compostagem, o material resultante será enviado ao horto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para ser utilizado como adubo.

A composteira será implantada dentro dos próximos 15 dias, período no qual será feita a quantificação dos resíduos orgânicos gerados, para que se possa determinar o tamanho do contentor necessário.

O novo padrão de descarte de resíduos será regulamentado por um ato administrativo da Câmara após as primeiras semanas de adaptação.

“A adoção do novo padrão e da compostagem são parte do trabalho que a Câmara vem realizando com o objetivo de aumentar a eficiência da atividade pública ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental”, destaca o presidente Omar Tomalih.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

Balneário Camboriú tem quase mil casos de dengue confirmados

Centro de Balneário Camboriú é o local que mais registrou focos do mosquito

Segurança

Guarda Municipal de Itajaí completa cinco anos com mais de 20 mil ocorrências atendidas

Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e, atualmente, conta com 82 agentes e 18 viaturas