Câmara de Balneário Camboriú fará compostagem de resíduos orgânicos

Câmara de Balneário Camboriú fará compostagem de resíduos orgânicos

Foto: Divulgação

Outlet Porto Belo

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú está adotando, a partir desta semana, um novo padrão de descarte de resíduos, e, dentro de 15 dias, passará a fazer a compostagem dos orgânicos gerados pelo órgão.

O Legislativo fazia o descarte segregado dos resíduos recicláveis e do lixo comum, e agora passou a adotar a separação em resíduos recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Serão descartados separadamente, ainda, os restos de construção (provenientes de reformas e obras) e os sujeitos à logística reversa (como lâmpadas, pilhas e cartuchos de impressora).

A comissão gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Câmara está fazendo a adequação das lixeiras ao novo padrão, e, nesta segunda-feira (29), realizou um treinamento com os funcionários da empresa terceirizada que trabalham na limpeza e nas copas, com a presença também do presidente da Casa, vereador Omar Tomalih (PSB).

“Passamos informações para que as funcionárias da limpeza saibam qual será o procedimento, como será feita a destinação e para que elas possam fazer a quantificação dos resíduos gerados. Elas passarão a fazer a coleta dos resíduos já separados, porque os servidores serão orientados ao descarte de forma separada, e quantificarão os resíduos, para que possamos monitorar esse fator dentro da A3P”, explica a coordenadora da comissão gestora, Kelli Cristina Dacol.

Destinação dos resíduos e compostagem

A coleta dos resíduos recicláveis e não recicláveis é feita pela empresa Ambiental, e vale destacar que não é feita a segregação dos diferentes tipos de materiais recicláveis (como papel, plástico, vidro e metal) no momento da coleta, e sim em um momento posterior, e por isso a Câmara também não fará o descarte separado de cada tipo de material, e sim dos materiais recicláveis como um todo.

Como ainda não há uma destinação apropriada para os resíduos orgânicos no município, o Legislativo fará a compostagem na própria sede, com a colocação de uma composteira na garagem. Após a compostagem, o material resultante será enviado ao horto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para ser utilizado como adubo.

A composteira será implantada dentro dos próximos 15 dias, período no qual será feita a quantificação dos resíduos orgânicos gerados, para que se possa determinar o tamanho do contentor necessário.

O novo padrão de descarte de resíduos será regulamentado por um ato administrativo da Câmara após as primeiras semanas de adaptação.

“A adoção do novo padrão e da compostagem são parte do trabalho que a Câmara vem realizando com o objetivo de aumentar a eficiência da atividade pública ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental”, destaca o presidente Omar Tomalih.

COMENTE ABAIXO ⬇

Filhos descobrem que pai matou a mãe há 37 anos em SC

Uma família descobriu após meses de investigação que a mãe, morta há 37 anos, em Quilombo, interior de Santa Catarina, foi assassinada pelo próprio pai. Os seis irmãos, que moram na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, procuram a...

Jovem caminhoneiro morre atropelado na BR-101

Um caminhoneiro de apenas 24 anos morreu atropelada no final da tarde desta sexta-feira (19) na BR-101 em Joinville. O acidente aconteceu próximo ao Pórtico de Joinville. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, o caminhão que Joel Borgonha...

Homem é preso por estuprar criança de 11 anos

Um homem de 57 anos foi preso na noite de segunda-feira (19) acusado de estuprar uma menina de 11 anos na cidade de Jaraguá do Sul. O crime teria ocorrido no sábado (17) na casa do suspeito. Segundo a Polícia Militar, funcionários do hospital...

Mulher de 54 anos é detida furtando picanha de supermercado

Uma mulher de 54 anos foi detida neste domingo (18) após furtar uma picanha em um supermercado de Tijucas. Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada por um funcionário do estabelecimento, que percebeu o furto através das câmeras de...

Polícia prende quatro pessoas por tráfico

A Polícia Militar Rodoviária prendeu quatro traficantes, na tarde do último sábado (17), dia 17 de agosto, na SC 114, em frente ao Posto 10, em Painel, por volta das 14h20. Uma equipe estava em fiscalização de trânsito em frente ao posto,...