keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Itapema cobra solução para escola abandonada no Sertão do Trombudo

A Prefeitura deve se manifestar sobre a reivindicação da Câmara de Itapema dentro de 15 dias úteis, quando deverá ser escrito um novo capítulo sobre este bem público, hoje inativo

Três vereadores assinam um Requerimento enviado esta semana para a Prefeitura de Itapema, reclamando da situação de “abandono da antiga Escola Maria da Glória Veríssimo de Farias, localizada no Bairro Sertão do Trombudo”.

De autoria dos vereadores Alexandre Xepa (SD), Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB) e Zulma Souza (DEM), o documento aprovado no último dia 26/02, também requer ao Governo que a Câmara tenha acesso à documentação relativa à regulamentação da doação deste bem por parte do Governo do Estado, para o município de Itapema.

Segundo eles, a revitalização deste local foi promessa de campanha da atual prefeita, Nilza Simas (PSD). “Ela se comprometeu em iniciar esse projeto e disse que a escola não ficaria abandonada. Porém, já se passaram dois anos e nada foi feito ainda”, argumentam os vereadores no requerimento. Eles sugerem que o espaço seja reaproveitado para uso da comunidade.

Vereador afirma que local voltou ao domínio do Estado

O vereador Yagan Dadam (PR) comentou a reivindicação dos colegas, e se manifestou comentando sobre essa área, que foi doada pelo antigo proprietário ao Governo do Estado de Santa Catarina, no ano de 1982. “Existe uma Lei Estadual, nº 16.100/2013, em vigência, que estabeleceu um prazo de quatro anos para os municípios manifestarem interesse na posse de determinados bens públicos. Essa Lei traz uma lista desses locais, e essa escola integra esse documento. Porém, no dia 30 de agosto de 2017, acabou o prazo para os municípios fazerem suas reivindicações sobre isso”, explicou. Segundo ele, então, teoricamente, esta propriedade que estava em posse do município, voltou para o domínio do Estado.

Yagan destacou, ainda, que uma Lei Municipal de autoria da então vereadora Nilza Simas, declarou que este bem público é de valor histórico, determinando, ainda, que este imóvel só pode ser usado com fins educacionais. “Vejo duas possibilidades para solucionar isso. A primeira é a Prefeitura solicitar ao Governo do Estado uma prorrogação desse prazo, para que Itapema possa requerer a propriedade deste bem. E a segunda, seria a Prefeitura revogar a declaração de valor histórico, e até fazer uma nova Lei, permitindo que aquele espaço seja utilizado para outras finalidades, como por exemplo sediar uma associação de moradores ou centro esportivo”, analisou o vereador.

A Prefeitura deve se manifestar sobre a reivindicação da Câmara de Itapema dentro de 15 dias úteis, quando deverá ser escrito um novo capítulo sobre este bem público, hoje inativo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Segurança

Homem é preso ao atirar com rifle em vizinhos que queimavam lixo em Blumenau

O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (24), no bairro Fortaleza Alta