Câmara discute instalação de cadeiras e mesas na orla de Itapema

Audiências Públicas ocorrem na próxima quarta-feira (28)

Publicado em 23/11/2018

Câmara discute instalação de cadeiras e mesas na orla de Itapema

Foto: Everton Palaoro/SC Drones

Outlet Porto Belo

 

A Câmara de Vereadores de Itapema realizará duas Audiências Públicas itinerantes na próxima quarta-feira (28). Dessa vez, a reunião será no bairro Meia Praia, na Escola Municipal Maria Mallmann, a partir das 19h, e é aberta ao público.

Um diferencial dessa reunião, é que na ocasião estarão em pauta duas Audiências Públicas em uma noite, já que ambos os temas importantes para o bairro. A última audiência itinerante, realizada em setembro no Sertão do Trombudo, contou com grande público, e a expectativa dos vereadores é que a expressiva participação popular se repita na próxima semana, dada a importância dos temas em debate.

 

O debate público vai apresentar à comunidade dois Projetos de Lei que estão em tramitação no Legislativo. O primeiro PL é o N° 110/2018, de autoria do Poder Executivo, que vem instituir o Plano de Gestão Local e Ordenamento da Orla, conforme Termo de Adesão à Gestão de praias marítimas urbanas. A proposta vem atender à concessão feita pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que determina que municípios agora normatizem a gestão da sua própria orla, adequando Itapema à mudança.

Quem solicitou Audiência Pública para a discussão do PL N°110/2018 foi a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, formada pelos vereadores Cleverson Tanaka (PDT) – que preside a Comissão – Alexandre Xepa (SD) e Fabrício Lazzari (Fafá- Progressistas).

 

***

Utilização de decks, mesas e cadeiras sobre calçadas de tapema

Outro Projeto em discussão na noite de quarta (28/11) será o PL Nº 112/2018, de autoria do vereador Fafá, que dispõe sobre a permissão de uso do afastamento frontal das edificações para colocação de mesas, cadeiras, decks e toldos no município. A matéria é voltada para a utilização desses itens sobre calçadas de Itapema. O proponente do pedido de Audiência voltada ao PL Nº 111/2018 é o próprio autor da matéria, o vereador Fafá.

Segundo o parlamentar, o objetivo do seu Projeto de Lei é fomentar as atividades econômicas e a padronização do uso do afastamento frontal das edificações, respeitando a legislação vigente, acerca da Acessibilidade e Mobilidade Urbana. "O uso desses espaços para toldos, decks e mobiliários, é tem de extrema importância, pois abrange questões de mobilidade, economia. E, embora as áreas de afastamento frontal sejam áreas privadas, compete ao Município dispor sobre esses espaços", argumentou Fafá.

Em uma reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, os três vereadores concordaram em dar continuidade as tramites dos Projetos apenas depois de consulta pública.

 

 

COMENTE ABAIXO ⬇

Incêndio em carreta fecha BR-101 em Itapema

Um incêndio em uma carreta fechou a BR-101 na altura do morro das Calotas, em Itapema. O trânsito foi fechado nos dois sentidos. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo ou se há feridos. O incidente ocorreu por volta das 12h30...

Corpo de recém-nascido é encontrado congelado em Camboriú

Nesta quinta-feira (12) a noite, a Polícia Militar de Camboriú registrou uma ocorrência inesperada e chocante. Um bebê recém-nascido foi encontrado congelado em um depósito de materiais recicláveis no bairro Lídia Duarte, em Camboriú. No...

Morre sexta vítima de acidente no interior de SC

A Polícia Rodoviária Militar confirmou a sexta morte do acidente entre uma carreta e um carro da Secretaria de Saude de Santa Cecília. A vítima era uma mulher que havia sido transferida para o hospital. A colisão ocorreu na tarde desta...

Carro é furtado em creche com criança de 9 anos dentro

Na manhã desta terça-feira (10) a Polícia Civil registrou uma tentativa de furto na cidade de Concórdia, no Oeste do Estado. Segundo informações, o criminoso entrou dentro do veículo, onde estava uma criança de 9 anos dentro. Esse caso...