keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara do Movimento SC pela Educação visita primeira escola em tempo integral da região

Encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (10), na Escola de Educação Básica Elfrida Cristiano da Silva

 Conhecer de perto o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, promovido pelo governo federal e realizado pelo governo do estado, foi um dos principais destaques de mais uma reunião realizada pelos membros da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina Pela Educação – Foz do Rio Itajaí, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O encontro ocorreu durante a manhã desta terça-feira (10), na Escola de Educação Básica (EEB) Elfrida Cristiano da Silva, de Itajaí.

 

Roseméri Matiola, Interlocutora do Movimento Santa Catarina Pela Educação na região da Foz do Rio Itajaí, se mostrou satisfeita com a visita da Câmara ao educandário. Para ela, o sonho de muitos educadores, de ver escolas funcionando em tempo integral – mesmo que de maneira tímida -, já é uma realidade no estado. “Pra mim é um sonho realizado ter vindo conhecer um projeto tão maravilhoso como este, que está em nossa região e precisa ser divulgado. Se faz necessário conhecermos os bons projetos desenvolvidos na educação em nossa região”, enfatiza.

 

O colégio, situado no Bairro São Vicente, é um dos 14 de Santa Catarina que decidiram aderir ao programa no ano de 2017. A implementação na carga horária letiva é um dos pilares da medida provisória 746, que trata da reforma do ensino médio no país, sancionada em setembro de 2016 pelo presidente Michel Temer. Além de trabalharem cerca de 1600 horas/aula, ao invés das tradicionais 800, os alunos recebem conteúdos que atuam na sua formação integral.

O diretor da escola, Leandro Zeferino, explica que a modalidade de ensino visa fomentar a permanência do aluno, não só em quantidade de horas, mas em qualidade de ensino. Segundo o educador, as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Inglês e Espanhol são as que são oferecidas com maior intensidade aos alunos. Além disso, como meio de estimular o protagonismo do jovem e, também, prepará-lo para seu futuro, existe o Projeto de Vida (PV), o Projeto de Intervenção e Pesquisa (PIP) e, por fim, o Estudo Orientado (EO).

“São propostas novas e desafiadoras. No início de fevereiro, chegaram todos com medo dessa nova proposta, mas, hoje, já verificamos uma auto estima maior de nossos alunos. Hoje, o aluno reconhece que ele constrói seu próprio conhecimento. As famílias já enxergam seus filhos mais interessados dentro de casa, e dentro da nossa escola vemos o aluno saindo diferente de como entrou. Mais valorizado”, explica Zeferino.

Fazer a população ver que o ensino integral já não é mais um sonho e, sim, uma realidade, foi um dos grandes benefícios da visita da Câmara na Escola Elfrida Cristiano da Silva, ainda segundo Zeferino. “Isto não está no papel. É uma realidade. Claro que estamos engatinhando. Falta muito para termos uma educação de qualidade. Mas o primeiro passo já foi dado. Se aqui dá certo, em todo o estado pode dar certo”, finaliza.

OUTROS TEMAS DISCUTIDOS

A reunião da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina Pela Educação também foi marcada por um balanço dos resultados obtidos no evento Conexão Jovem, que ocorreu de maneira simultânea em todas as 16 regionais da FIESC no mês de setembro. Os membros do grupo também alinharam os próximos eventos do calendário, como o Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar e o V Seminário Internacional de Educação, que ocorrerá em Florianópolis. Por fim, fizeram uma prospecção das atividades previstas para o ano de 2018, muitas delas com foco no tema Educação Integral.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave