keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara promulga quatro Leis criadas pelos vereadores de Itapema

Todas as Leis propostas pelo Legislativo estão disponíveis para consulta pública no site itapema.sc.leg.br e a legislação em vigor do município, pode ser consultada no site leismunicipais.com.br

b2cb5cd3ed302896a88fddad5eb35c4f Visor Notícias

Na última sexta-feira, dia 06/06, o presidente da Câmara de Itapema, vereador Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB), promulgou quatro Projetos de Lei propostos pelos vereadores da Casa. A promulgação de matérias Legislativas acontece quando o Poder Executivo (Prefeitura) excede o prazo para manifestar seu parecer sobre as propostas dentro do limite estabelecido pela Lei Orgânica do Município, que no caso de Projetos de Lei é de 15 dias úteis para emitir a sanção (aprovação) ou veto sobre a matéria. Com a promulgação do presidente da Câmara, os projetos passam a vigorar como Lei Municipal.

Foram promulgados pelo presidente Nei da van, os Projetos de Lei nº 01/2019, PL nº 02/2019, PL nº 43/2019 e PL nº 44/2019. Conheça abaixo as propostas de cada uma destas novas Leis de Itapema.

Projeto de Lei nº 02/2019 autoria do vereador – promulgado como Lei Complementar nº 76/2019

“Altera o artigo 12 da Lei Complementar nº 65/2019”. Esta Lei vem regulamentar “o Instrumento da Política Urbana de Itapema para fins da Outorga Onerosa do Direito de Construir Adicional”, é a chamada Lei da Outorga Onerosa. A mudança proposta pelo PL vem, segundo os autores (vereadores Cleverson Tanaka (PDT), Mauro Hercílio Silva (Marinho – PSDB), Sebastião Silva (Tiãozinho – PSDB), Sidnei Florêncio (Nei da van – PSDB), Yagan Dadam (PL) e Zulma Souza (DEM)), adequar a Lei Complementar 65 ao Estatuto das Cidades, ou seja, à legislação federal.

Projeto de Lei nº 01/2019 – promulgado como Lei Municipal nº 3.851-2019

Institui o programa “Obesidade Zero” no município de Itapema. Segundo o vereador autor, Yagan Dadam (PL), a obesidade é reconhecida mundialmente como uma epidemia, e afirma que a proteção e defesa da saúde também é um dever do município. Através desta nova Lei, ficará a Prefeitura incumbida de promover ações voltadas ao diagnóstico, tratamento e combate à obesidade nas escolas e pré-escolas; desenvolvimento de programas de educação física para a população, desenvolvimento de projetos clínicos amplos com pesquisas, além da publicação de um relatório anual com dados sóciodemográficos dos munícipes atendidos pelo Programa “Obesidade Zero”.

Projeto de Lei nº 43/2019 – promulgado como Lei Municipal nº3.852/2019

Institui no calendário oficial de eventos do município de Itapema, a campanha do “Maio Roxo” para a prevenção e detecção das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), e Prevenção do Câncer Colorretal”, no Município de Itapema. De autoria do vereador Nei da van (PSDB), a nova Lei vem estabelecer iniciativas competentes à Prefeitura, para orientação e prevenção da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa – (RCU). Registros da incidência de doenças inflamatórias intestinais, DII, como são conhecidas, têm crescido em todo o mundo, aumentando o risco de aparecimento do Câncer Colorretal. O objetivo da legislação, segundo Nei, é alertar e conscientizar a população de que o câncer de intestino é um dos poucos tipos de tumor que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo.  De acordo com a Sociedade Brasileria de Coloproctologia (SBCP), removendo- se antecipadamente o pólipo, é possível fazer com que ele não se transforme em Câncer. A prevenção e a remoção ocorre com exames periódicos de Colonoscopia. A Prefeitura via ficar encarregada de criar um “Dia D” para promover informações relativas ao Maio Roxo.

Projeto de Lei nº 4/2019 – promulgado como Lei Municipal n 3.853/2019

“Institui no calendário oficial de eventos do município de Itapema, o Dia dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e dá outras providências”. O vereador autor, Nei da van (PSDB), aponta que a essa iniciativa visa propor diretrizes para o Poder Público Municipal se orientar na formulação e na realização de uma política voltada para os atendimentos de crianças portadoras da Síndrome do Autismo, criando políticas públicas dirigidas para um melhor atendimento à criança autista, tanto na rede municipal, como na sociedade como um todo. O autor afirma que este é um dos segmentos mais carentes de cuidados especializados no município de Itapema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Esportes

Associação de Surf de Balneário Camboriú retoma atividades com competição

BC Surf Treino ocorre neste domingo, a partir das 8h, no Pontal Norte