keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú e Balneário Camboriú devem economizar água

Alerta foi emitida pelas concessionárias das duas cidades no começo da noite desta segunda-feira (10)

A falta de chuva dos últimos dias despertou um alerta nas autoridades locais. Na tarde desta segunda-feira, dia 10, reuniram-se na Prefeitura de Camboriú, representantes do Executivo, concessionária Águas de Camboriú, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC) e Comitê do Rio Camboriú para tratar do Plano de Emergência Operacional Conjunto para o Sistema de Abastecimento de Água.

O plano prevê níveis de referência conforme a disponibilidade de água no rio. Atualmente, a região se encontra no nível emergencial e exige ações para controle de demanda e aumento de água no rio. Para aumentar a vazão de água no rio, está sendo viabilizada a transposição de água do Parque Linear para o Rio Camboriú e, ainda, o fechamento dos desvios dos canais que irrigam as arrozeiras. “A situação da falta de água no rio vem se tornando cada vez mais recorrente. Essas medidas, embora importantes, são paliativas. Precisamos caminhar para uma alternativa definitiva” comenta Liara Rotta Padilha, presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam).

Outra medida visa a suspensão de abastecimento para atividades de uso não prioritários, como por exemplo, limpeza e lavagem de calçadas e passeio público, residência ou comércio, além de veículos, rega de jardins, bem como atividades comerciais e industriais. Entre eles, está a fechamento dos chuveirinhos da Praia Central de Balneário Camboriú.

 “Devido a esse período sem chuvas na região, montamos um plano de ação para essa situação emergencial do Rio Camboriú sendo a principal medida a abertura das barragens  dos rizicultores. Com essa medida, o nível do Rio deve voltar a normalidade. Contudo, também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente de água neste momento, até o nível do rio subir novamente. Além disso, caso o problema persista tomaremos outras medidas que serão comunicadas”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

“A concessionária está focada em medidas que possam garantir o abastecimento, mas no momento critico do qual se encontra o nível do Rio, é extremamente importante a colaboração de todos, sobretudo grandes consumidores, como lavanderias, lavação de automóveis, fábricas e construção civil. Mesmo com os investimentos feitos em distribuição, o ponto de partida é termos água disponível com segurança”, destaca Gabriel Balparda Fasola, gestor operacional da Águas de Camboriú.

 

Saiba como contribuir para evitar a falta d’água:

 

– Evite os banhos demorados

– Não use o vaso sanitário como lixeira

– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes

– Antes de lavar os pratos e panelas, retire os restos de comida e jogue-os no lixo

-Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue

– Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal

-Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem

– Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira

– No verão, as plantas devem ser molhadas de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos, a perda de água por evaporação é reduzida

-Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total

– Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Segurança

Homem é condenado a 30 anos por matar companheira

O caso ocorreu em 2022, na cidade de Xanxerê; ele também ameaçou o ex-chefe com um facão após ter o pedido de dinheiro para fuga negado