keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Chuveiros da Praia Central serão fechados para economizar água

Além de fechar o registro dos chuveiros, a Emasa, juntamente com Prefeitura de Camboriú, concessionária Águas de Camboriú, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC) e Comitê do Rio Camboriú, traçaram um Plano de Emergência Operacional Conjunto para o Sistema de Abastecimento de Água

O prefeito em exercício, Roberto Souza Junior, determinou, nesta terça-feira, (11), o fechamento temporário dos chuveirinhos da Praia Central. O registro dos chuveiros só será reaberto assim que a situação do rio voltar a normalidade. A medida se deu em decorrência da situação de emergência do Rio Camboriú e a falta de chuva nos últimos dias. O último registro da régua da captação da Emasa é 97cm, sendo que o normal para o abastecimento é de 1,40m.

“A medida é preventiva e necessária. Fizemos uma reunião com a Emasa e essa decisão de fechar pelos próximos dias deverá ser revista conforme a situação climática. Nós estamos fazendo nossa parte, mas queremos que a comunidade também faça a sua, economizando água, evitado lavar calçadas e qualquer tipo de desperdício”, disse o prefeito em exercício Roberto Souza Junior.

Além de fechar o registro dos chuveiros, a Emasa, juntamente com Prefeitura de Camboriú, concessionária Águas de Camboriú, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC) e Comitê do Rio Camboriú, traçaram um Plano de Emergência Operacional Conjunto para o Sistema de Abastecimento de Água.

Dentro deste plano, já sendo feita a transposição de água do Parque Linear para o Rio Camboriú e, ainda, o fechamento dos desvios dos canais que irrigam as arrozeiras. “No sábado já foram abertas duas barragens de rizicultores. Hoje também abrimos mais uma, mas além disso precisamos do apoio da população para que economize água, até o nível do rio subir novamente. Além disso, caso o problema persista tomaremos outras medidas que serão comunicadas”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias