keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Comércio de Balneário Camboriú amplia vendas com liquidações

Presidente da CDL de Balneário Camboriú, Eliane Colla, explica que as promoções têm a finalidade de aumentar o fluxo de caixa e atrair novos clientes

Janeiro, férias, descanso. Nada disso, para quem gosta de bater perna e fazer compras, esta é a época em que surgem as esperadas liquidações de verão do comércio de Balneário Camboriú. Os descontos nas lojas de rua podem variar de 10% a 60% e quem busca alguma peça de roupa, calçados ou mesmo um artigo para a casa para começar o ano garante que esse é o melhor momento para comprar.

 

Se por um lado, o consumidor já espera por promoções após o Natal, por outro, o empresário tem a oportunidade de iniciar 2019 com um planejamento financeiro mais eficiente. Isso porque o estoque em desequilíbrio afeta diretamente o capital de giro empresarial. A presidente da CDL de Balneário Camboriú, Eliane Colla, explica que as liquidações também têm a finalidade de aumentar o fluxo de caixa e atrair novos clientes.

 

De acordo com análise da Confederação do Comércio, o  tipo do produto vendido é relevante para definir se haverá liquidações em janeiro. No caso de itens não perecíveis (até os sazonais como enfeites), as promoções podem ser menos agressivas. O lojista precisa avaliar se haverá custo adicional em estocar as mercadorias até o próximo ciclo de vendas ou se há urgência em aumentar o capital de giro.

 

A comerciante Luciane Vieira, da loja Luciene, explica que prefere fazer as promoções após o Carnaval, mas como este ano a folia será somente em março deve antecipar para meados de fevereiro. Para ter resultados, no entanto, na avaliação da lojista, este tipo de promoção deve durar, no mínimo, um mês. Os segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e vestuário também costumam aderir as promoções depois das festas de fim de ano para ajustar os estoques e abrir espaço aos novos produtos a serem lançados.

 

Estoque

 

Outro fator é ter planejado o estoque para o período com antecedência. Segundo Rodrigo Ribas, Diretor do IDEBRASIL-SC, o estoque parado é o acúmulo armazenado de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outras áreas das empresas ou até para o bolso do empresário. Mas é importante saber o porquê que ele está parado. “Geralmente o empresário compra os produtos porque ele gosta, acha bonito, acha que vai vender. Além disso, muitos querem ter tudo para evitar perder clientes, mas esse caminho não é o indicado, pois faz com que se aumente o número de itens do estoque e, consequentemente, um maior capital empatado e tendo de ser desovado posteriormente”, pondera.

 

Por isso é necessário fazer um rigoroso planejamento para as compras, se aprofundar nos históricos de vendas da empresa, através da Curva ABC disponível no sistema de gerenciamento. A dica é ter um rigoroso controle das compras, ter os itens necessários de acordo com a demanda histórica da empresa e, principalmente, ferramentas gerenciais que possam trazer segurança para o empreendedor na tomada de decisões.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave