keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Comércio de Porto Belo tem até novembro para abandonar os canudos plásticos

O uso no material biodegradável é válida não apenas para os canudos, mas suas possíveis embalagens

ab9551223bcf7adef6269c948577ddfa Visor Notícias

Tem ficado cada vez mais claro que mudanças simples podem fazer grande diferença para o planeta. Pensando nas consequências do grande volume de lixo produzido e descartado no meio ambiente, o Governo de Porto Belo, através da lei 2744/2019 estabelece normas para o uso do canudo nos estabelecimentos comerciais da cidade. Ficam proibidos os canudos produzidos de plástico e determinado ou uso dos canudos produzidos de papel ou outro material biodegradável. Os comerciantes tem até o dia 30 de novembro para se adaptarem completamente.

De acordo com a Lei, criada pelo Executivo, a norma é válida aos hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes e similares, além de barracas de praia, vendedores ambulantes, embarcações e estabelecimentos flutuantes. O uso no material biodegradável é válida não apenas para os canudos, mas suas possíveis embalagens.

A medida foi tomada, de acordo com o prefeito Emerson Stein, buscando diminuir o impacto dos canudos e consequentemente do plástico no meio ambiente e principalmente no oceano. “Precisamos ter consciência de que mudanças de hábitos são necessárias para diminuir problemas ambientais que já tem nos alcançado. Já sabemos que não podemos continuar utilizando recursos e gerando lixo como nas últimas décadas, então, como gestores públicos, precisamos começar a agir. Essa Lei é sem dúvidas um grande passo” — destaca o prefeito.

Os canudos plásticos tem sido vistos como grandes vilões, causadores de grandes impactos ao meio ambiente. O material pode levar de 50 a 200 anos até total desintegração. O impacto dos canudos é grande, visto que durante a decomposição gera um micro-plásticos, facilmente ingerido pelos animais marinhos.

A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária, fiscais de praia e Fundação do Meio Ambiente da cidade e não cumprimento da Lei sujeitará multa. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Trânsito

BR-101 será interditada nesta quarta-feira para detonação de rochas

O procedimento acontece nesta quarta-feira (24), a partir das 13h, afetando o trecho entre os quilômetros 328 e 329, na região de Capivari de Baixo

Animal

Companhia aérea suspende transporte de pets por um mês após morte de cachorro

A suspensão se refere ao transporte no porão das aeronaves; atitude foi tomada após a morte de um Golden Retriever