keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Confira 5 mitos e verdades dos óculos piratas

Especialista das Óticas Diniz esclarece as principais dúvidas sobre o acessório

 

Os óculos têm se tornado um item de moda indispensável para os brasileiros que adoram variar o lookcom armações diferenciadas. Para manter o estilo em dia, muitos optam em adquirir armações e lentes mais baratas, encontradas facilmente em bancas e camelôs de todo o país.

“Com réplicas bem parecidas, o item custa apenas uma pequena fração do preço de um original na comparação com o de uma ótica, que tem procedência e qualidade comprovadas. Porém, quem pensa somente no bolso, não sabe que, na verdade, está fazendo um péssimo negócio para a saúde dos seus olhos”, explica o Dr. André Luís Alvim Malta, médico oftalmologista e consultor das Óticas Diniz – maior rede do varejo óptico do Brasil.

Mas, de fato, quais são os riscos para quem utiliza óculos falsificados? Abaixo, o consultor das Óticas Diniz esclarece os 5 principais mitos e verdades sobre o acessório: 

Óculos piratas protegem os olhos?
MITO: Nenhum item falsificado oferece a proteção necessária para a saúde visual. Por serem produzidos de maneira irregular, os óculos piratas não passam por testes que comprovam a sua eficiência. E, pelo contrário, oferecem riscos à saúde.

Óculos falsificados provocam realmente problemas de saúde?
VERDADE: Por conta do material de baixa qualidade, que barateia o produto, o uso do item pode causar alergias no rosto, além de fortes dores de cabeça, embaçamento visual, tontura, dificuldades na leitura, visão dupla, ardência e até lacrimejamento constantes.

É possível ficar cego usando óculos piratas?
MITO: A utilização do acessório não leva à cegueira, mas contribui para aumentar a chance de degeneração da mácula, a parte mais sensível da retina, e da catarata precoce, já que os olhos ficam mais expostos à radiação com a dilatação da pupila por causa das lentes escuras dos óculos de sol que, por não terem qualidade, não protegem a visão.

É melhor usar óculos falsos do que nenhum?
MITO: As lentes dos óculos de grau falsificados não são precisas e ajustadas à necessidade do consumidor. E, muitas vezes, quem adquire óculos de grau não tem receita médica porque deixa de consultar um médico oftalmologista antes. Com isso, acaba usando o grau errado. Já os óculos de sol piratas não contam com filtros adequados para combater os raios ultravioletas.

Além da saúde, os óculos piratas provocam maiores prejuízos à sociedade?
VERDADE: Quem lida com esses itens de baixa qualidade, também contribui para a sonegação de impostos, já que quase a metade do faturamento do segmento óptico vem da pirataria. Por isso, é preferível pesquisar bastante antes de comprar o acessório em óticas renomadas, como as Óticas Diniz, que têm procedência e qualidade comprovadas para proteger a saúde da visão. E ainda dão garantia, além de oferecerem a manutenção gratuita do item.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão