keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Conheça os oito desapegos para uma vida plena e feliz

Os temas são tão importantes que gerarão um desdobramento entre os dias 3 e 4 de agosto, durante a segunda edição do evento, que deverá reunir mais de mil pessoas do país em Balneário Camboriú (SC).

e6f3543f5fb05bb70059137337b5b32c Visor Notícias

Se você é uma daquelas pessoas que, na correria da vida, percebe que algumas coisas não estão tão legais como deveria não se preocupe: você não está sozinho. Felizmente existem caminhos para nos ajudar a compreender melhor o que podemos fazer para reverter esses problemas e de maneira global. A sugestão é a Roda da Vida, ferramenta mundialmente difundida no coaching, que nos ajuda a analisar diferentes áreas. Cada uma delas foi abordada na primeira edição do Congresso Brasileiro de Autoconhecimento que gerou uma lista importante dedesapegos necessários a nossa vida. Os temas são tão importantes que gerarão um desdobramento entre os dias 3 e 4 de agosto, durante a segunda edição do evento, que deverá reunir mais de mil pessoas do país em Balneário Camboriú (SC). A idealizadora, Samira Rocha, pontua os oito desapegos para encontrar a felicidade plena que foramabordados pelos palestrantes durante a primeira edição do congresso no ano passado que contou com nomes importantes como Marcos Piangers, Lucia Galvão, Dani Loper, dentre outros.

 

Desapego de acúmulos. Vale inclusive o de comida, mas principalmente de emoções guardadas, não processadas. O grande problema atual é que estamos “desacoplados”, com o corpo em um lugar e a mente em outro. E isso se deve principalmente por ficar guardando aquilo que não serve mais. Mas como acoplar? É preciso prestar atenção aos sinais do seu corpo. Sentiu raiva? Sinta de verdade, não guarde porque o reflexo virá depois. E se observe sempre no presente. Perceba se está “desacoplado” e “acople” novamente.

 

Desapego da culpa. Esqueça a pressão social que rege os gêneros, que cria estereótipos que a sociedade acaba seguindo à risca, mesmo que de forma inconsciente. E se não segue, se sente culpado. Desapegue da culpa, desafie o status quo e pratique o exercício da não comparação. Nunca se compare com o outro, apenas com você mesmo. Esse é o caminho.

 

Desapego de que o dinheiro é sujo. Todos somos dignos de prosperidade. É preciso, no entanto, ser receptor e emanador da energia da abundância. Não é só pensar em dinheiro, mas também em como atrair a fartura. Diversas leis que regem o universo influenciam também na prosperidade, como a lei da atração e da gestão. É muito comum as pessoas ligarem dinheiro à ideia de sujeira. Dinheiro é luz, é energia que tem movimento próprio. Se acha dinheiro algo sujo, jamais vai atraí-lo. Afinal, quem quer algo negativo para a sua vida? Desapegue dessa ideia e mande embora junto o medo, a culpa e a raiva.

 

Desapego da zona de conforto. Felicidade não é mais uma opção e sim uma obrigação. Busque um jeito melhor de fazer o seu trabalho, que te dê recompensas além do valor material. O que é cômodo nunca vai fazer você andar para frente, mas manter-se no mesmo lugar. Se você não estiver disposto a arriscar (e talvez perder o seu conforto) você nunca saberá. E isso serve para qualquer coisa: emprego, negócio próprio, relacionamento, saúde (que de repente não está tão boa, mas dá para o gasto) e assim por diante.

 

Desapego da visão superficial. É preciso não enxergar apenas com os olhos, mas com os outros sentidos também. Ao fazer isso, perceberá que não é um corpo, nem um nome. Afinal, quem é você? Você só saberá se enxergar o todo. Você é a luz que habita tudo isso, mas para enxergar não é preciso olhos e sim consciência por trás dos seus sentidos.

 

Desapego do desnecessário para viver o presente. O que é necessário para você? ‘Necessidade’ tornou-se uma palavra banal, porém, pare um minutinho para pensar na raiz do seu significado e naquilo que você realmente necessita na sua vida. Tempo livre pode vir com julgamentos da sociedade, mas lembre-se que esse é o seu estilo de vida, e ele pertence somente a você. Outro passo é ter controle de tudo que chega sem que se peça. Faça uma análise desse conteúdo e passe a honrar o poder de decisão, que é só seu, de absorver ou não este conteúdo. Desapegue de tudo aquilo que está disponível, mas que não é necessário. Só assim você viverá uma coisa plenamente e não várias coisas pela metade.

 

Desapego de quem você acha que é. Felicidade, na nossa visão social, trata de sucesso, de dinheiro, de um emprego incrível, um carro novo, o casamento dos sonhos. Mas, e se você já tem tudo isso e ainda não é feliz? É porque a felicidade não é constante, ela é construída de pequenos momentos, como um morango bem docinho que de vez em quando você experimenta sem esperar que fosse tão bom. É um abraço do seu filho. É um elogio no seu trabalho. É sentir-se bem consigo mesmo. Se nada dá certo na sua vida é porque você está tomando decisões baseado em quem você acha que é. Encontre o seu “eu” antes de mais nada. A resposta e a cura estão dentro de você.

 

Desapego do propósito de “ter”. O seu propósito principal deve ser o ‘ser’. Desapegue daquele tipo de propósito que pode ser tirado, que você não vá levar para sempre com você. Seu propósito deve ser consistente, poderoso. Para tanto, defina em uma palavra o que você quer acrescentar ao mundo. Seu propósito pode morar aí.

 

Serviço

O quê: 2º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento – Vida!

Quando: dias 3 e 4 de agosto

Onde: Clube Ariribá, Balneário Camboriú

Informações e ingressos: www.vemprovida.com.br/congresso/

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem invade igreja e esfaqueia padre na Austrália

O ataque resultou em quatro feridos, incluindo o padre, nesta segunda-feira (15)