keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Dia D do Outubro Rosa realiza 600 exames preventivos

Todas as unidades do município ficaram abertas neste sábado

Foram cerca de 600 exames preventivos realizados, neste sábado (21), no Dia D de Prevenção da Campanha Outubro Rosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2017, foram registrados 28 novos casos de câncer de mama e também 18 de colo de útero. Durante o dia, as unidades ofereceram exames preventivos, exame das mamas e solicitações de mamografia de rastreamento para mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou de mamografia diagnóstica.

Desde às 8h, quando os portões do Centro de Referência da Criança e da Mulher (Crescem) abriram, as aposentadas Rosangela Maciel e também Maria Luiza estavam esperando para fazer os testes preventivos. “Eu faço todo ano. A ação é maravilhosa, tem que alertar. Depois dos 50 anos, nós temos que ter mais cuidado com saúde”, ressaltou Rosangela. Já a Dona Maria destacou a importância de realizar uma ação como esta: “pra gente, isso é maravilhoso. O preventivo é a primeira vez que eu faço, depois do convite das enfermeiras do Crescem”.

Perto deste local, quem chegava na Unidade de Saúde do bairro Nossa Senhora das Graças viu um arco de balões rosas e um caminho com cartazes que traziam informações sobre o câncer de mama. Ao final do trajeto até o andar em que as enfermeiras aguardavam, voluntárias da ONG Câncer com alegria também recepcionavam as pacientes.

“Está muito bonito o local. Datas como estas são muito importantes, temos que nos prevenir. Temos que nos cuidar muito mesmo”, ressaltou Delacir Zapelaro, que respondia olhando os materiais informativos que foram entregues.  

O local também contava com os atendimentos do médico da Saúde da Família e presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), Plínio Silveira. “É uma atividade adicional que a gente realiza neste sábado. Em relação à coleta do preventivo, a gente informa que pode causar desconforto mas reforça que é importante para saúde”.

Além de oferecer exames às mulheres, as participantes do Dia D receberam rosas e uma sessão de maquiagem com consultoras da marca Mary Kay. O objetivo é proporcionar um momento de valorização e cuidado para as pacientes.

Mobilização continua
Durante o restante do mês outubro, os profissionais de saúde continuarão orientando as mulheres sobre os cuidados com o câncer de mama e de colo do útero. Em todas as unidades de saúde foram intensificadas as coletas de exames preventivos (papanicolau) e a realização do exame de mama. Também estão sendo reforçadas as solicitações de mamografia de rastreamento ou diagnóstica, além do incentivo à prática de hábitos saudáveis, boa alimentação e autoconhecimento.

“O objetivo das ações do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a prevenção do câncer, levar orientações à população e buscar aquelas pacientes que não têm feito exames preventivos regularmente”, lembra a enfermeira Fernanda Figueiredo da Cunha.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias