keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Emasa utiliza robô para localizar poluidores do rio Marambaia

Na última quarta-feira (21), foi feito um levantamento que verificou a possibilidade de líquido esbranquiçado vir da construção civil

cronograma de liberacao do fgts sera divulgado nesta segunda feira 1564951231 Visor Notícias

Para identificar e combater agentes poluidores no Rio Marambaia, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) realizará na próxima segunda-feira (26), vídeo inspeção na drenagem pluvial da Bacia do Rio Marambaia. O serviço faz parte das ações de Revitalização do Rio Marambaia e servirá para detectar e confirmar quem são os responsáveis pelo lançamento irregular de esgoto, e também o descarte de resíduos de coloração branca que são lançados pontualmente na canalização de água da chuva. A ação iniciará pela galeria pluvial localizada da Rua Protásio Caetano, percorrendo a Avenida do Estado.

Na última quarta-feira (21), foi feito um levantamento que verificou a possibilidade de líquido esbranquiçado vir da construção civil. “Em parceria com a Vigilância Sanitária, a EMASA solicitou o plano de gerenciamento de resíduos sólidos existentes dessas construções, para saber como esses materiais são descartados. A partir do resultado dessas ações serão tomadas as providências necessárias para que a situação seja revertida e os poluidores sejam devidamente penalizados”, explicou a fiscal sanitarista do programa Se Liga na Rede da Emasa, Beatriz Nunes.

Outras ações

Além dessas ações, está em processo de viabilidade e liberação a construção de emissário e os testes com o Biorremediador, que é uma técnica rápida e imediata para a despoluição de rios. Para este, está sendo apenas aguardada a liberação do Instituto de Meio Ambiente (IMA).

Uma alternativa em análise pelos técnicos da Emasa, com prós e contras, é a construção de uma Unidade Compacta de Tratamento (UCT), que funciona praticamente como uma estação de tratamento. O termo de referência está pronto e será encaminhado para avaliação do TCE. Posteriormente, deverá passar pela análise do IMA.

“A Administração Municipal, por meio da Emasa, assumiu o compromisso de solucionar o problema do Rio Marambaia, e algumas ações já estão programadas. Porém também temos que contar com a conscientização da comunidade, principalmente dos proprietários de imóveis e de empreendimentos, que tem o descarte de resíduos e esgotos de formas irregulares”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Beber Costa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Cadáveres enrolados em lonas são encontrados em estrada de Itapoá

Uma das vítimas sofreu uma perfuração por faca e múltiplas fraturas pelo corpo, enquanto a outra tinha fraturas graves na cabeça

Segurança

Invasão e roubo em posto de saúde resultam em prisão em Concórdia

O homem confessou ter entrado no posto de saúde através de uma janela, consumido alimentos e pernoitado no local, além de admitir o furto