keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Encontro reúne usuários das ciclovias de Itajaí

Ciclistas relataram preocupação com educação no trânsito durante mesa redonda

oito funcionarios da vale por responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem de brumadinho 1550235128 Visor Notícias

Itajaí conta com aproximadamente 45 quilômetros de ciclovias e um estudo da Secretaria Municipal de Urbanismo prevê a ampliação desse número para 150 quilômetros. Além da interligação da malha cicloviária, os ciclistas relatam a urgência de se conscientizar os usuários quanto ao respeito da legislação de trânsito. O tema foi debatido durante a primeira mesa redonda realizada pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) na noite de terça-feira (12).

O encontro na sede da Codetran deu início às rodadas de conversas sobre o trânsito de Itajaí. De acordo com o coordenador Robson Allan Costa, é necessário abrir o debate para educar os usuários e humanizar o trânsito do município. “Precisamos manter esse contato próximo com a população, ouvir suas dificuldades e desenvolver ações estratégicas”, destaca Robson.

A Secretaria de Urbanismo foi convidada a participar da mesa redonda e apresentou os projetos para ampliação da malha cicloviária em quase três vezes a extensão da atual. A proposta é corrigir trajetos interbairros com a conexão de ciclofaixas e ciclovias. Uma rota de turismo e lazer também está prevista garantir a segurança no circuito entre as praias de Itajaí. “A tendência mundial é de humanizar o trânsito e privilegiar o transporte alternativo. Itajaí deve seguir essa mesma linha”, aponta Rodrigo Lamim, secretário de Urbanismo.

O pedido de ampliação das ciclovias foi apontado pelos participantes da mesa redonda, para se conquistar novos usuários ao transporte ciclístico, mas o apelo geral foi pela conscientização dos atuais ciclistas. Tráfego de bicicletas fora das ciclovias e ciclofaixas existentes, além da condução na contramão foram os principais relatos.

De acordo com o coordenador Robson, blitz educativas são realizadas desde o início do ano para conscientizar a população do seu papel no trânsito. O programa Motorista do Futuro, desenvolvido nas escolas municipais, é outra importante ferramenta para formar uma nova geração de usuários do trânsito.

Os participantes também sugeriram a instalação de placas educativas ao longo dos percursos para orientar e reforçar a necessidade de se respeitar os espaços destinados às bicicletas. “Precisamos nos unir com a sociedade para construirmos um trânsito melhor para Itajaí. Cada apontamento será levado em consideração para nossa tomada de decisão”, reforça o coordenador de trânsito.

Ciclodicas
1 – Respeite os outros ciclistas na ciclovia/ciclofaixa. Ao andar na ciclovia, seja gentil com os demais ciclistas. Se for preciso, dê a vez para alguém passar. Gentileza gera gentileza.
2 – Aproveite e use o seu espaço. Todos têm um lugar mais adequado para trafegar. Ciclistas devem circular ocupando a faixa ad direita e na mão dos carros. Os motoristas e motociclistas devem manter uma distância de 1,5 metro ao ultrapassar.
3 – Ande no sentido do tráfego. Nunca ande na contramão e tome cuidado ao entrar à esquerda. Se for preciso, vá até a calçada e atravesse como pedestre, empurrando a bicicleta.
4 – Não corra riscos. Ciclistas devem evitar grandes avenidas: além do pouco espaço deixado pelos carros, as ruas menores são mais seguras e menos poluídas. Não circule pelo corredor entre os carros quando eles estiverem em movimento. A calçada é destinada para os pedestres, por isso, evite circular por elas.
5 – Sinalize com o braço. Faça tudo para ser visto. Sinalize com as mãos as suas manobras, sua direção e olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única.
6 – Veja e seja visto. Além de usar luzes, refletivos e faróis, sinalize suas intenções no trânsito, avisando o que pretende fazer. Fique atento ao que acontece, tentando antecipar as ações que estão ao seu redor. À noite use roupas claras ou refletivas.
7 – Atenção nos cruzamentos. Não passe ou atravesse no sinal vermelho. Mesmo que a via seja preferencial ou o sinal esteja aberto para você, mantenha-se sempre atento, pois pode haver alguma emergência ou imprudência no trânsito.
8 – Não segure nas traseiras dos veículos. Pegar “carona” na traseira de outros veículos pode causa graves acidentes, pois o motorista pode frear ou dobrar uma esquina sem que você perceba.
9 – Trafegue em linha reta. Sempre segure no guidom com as duas mãos e não faça malabarismos. Procure andar em linha reta e evite mudanças bruscas de direção, isspo pode assustar quem vem atrás.
10 – Mantenha as crianças à sua frente ou ao lado da guia. Além de resguardá-las, você evita que elas tentem acompanhar o ritmo de sua pedalada e assim pedalam com mais segurança e tranquilidade.
11 – Desmonte ao trafegar nas calçadas. Bicicleta é um veículo e, portanto, deve ocupar vias. A calçada é de uso exclusivo de pedestres, exceto quando existe sinalização indicando a existência de calçada compartilhada.
12 – Use os equipamentos de segurança. Para pedalar com segurança, instale os equipamentos de segurança necessários e utilize os itens de proteção: capacete ventilado, cotoveleiras, joelheiras, sinalização noturna traseira e dianteira, campainha (buzina), espelho retrovisor esquerdo e óculos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano