keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Estaleiro e Estaleirinho são aprovadas por júri nacional do Bandeira Azul

Se forem aprovadas, as praias terão a Bandeira Azul hasteada novamente em dezembro

As praias do Estaleiro e Estaleirinho foram aprovadas pelo júri nacional do programa Bandeira Azul. O resultado foi divulgado na semana passada e é a segunda vez seguida que as praias passam na avaliação. Em maio, a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) solicitou a renovação do certificado do programa para a temporada 2019/2020.

O júri nacional analisou a documentação enviada pelo município, com o objetivo de verificar se os requisitos do programa estão sendo cumpridos. A próxima etapa será obter a aprovação do júri internacional. As duas praias estrearam no Bandeira Azul em 2018.

“Essa aprovação pelo júri nacional é um procedimento padrão que ocorre todo ano nessa época em função da entrega da documentação, dos questionários em que comprovamos tudo o que foi feito na temporada passada, as atividades de educação ambiental realizadas, os aprimoramentos na infraestrutura, o que foi feito e o que vai ser feito para esta temporada. Em setembro, passará pelo júri internacional. Se forem aprovadas, as praias terão a Bandeira Azul hasteada novamente em dezembro”, diz o oceanógrafo especialista em gestão de praias do comitê gestor do Bandeira Azul, Luidgi Marchese.

O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água.

Sobre o Programa

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas de cargas

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País