keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Estudantes pedem intervenção do MEC em faculdade de Porto Belo

Universitários estão preocupados com a continuidade das aulas devido à crise financeira da Fapag

Os estudantes da FAPAG (Faculdade Porto das Águas), em Porto Belo, solicitaram que o MEC (Ministério da Educação) realize a intervenção na instituição. O pedido foi feito por integrantes do DCE (Diretório Central de Estudantes), por intermédio do deputado estadual Pedro Baldissera. O parlamentar propôs uma moção junto aos colegas pedindo a vinda da fiscalização.
Ao todo, 175 universitários convivem com a incerteza de concluir a graduação. A troca de proprietários e a crise financeira deixaram a faculdade sem controle. A crise já dura dois anos.
O estudante do curso de Educação Física, João Medeiros, diz que muitos colegas trancaram a matrícula devido ao cenário nebuloso da instituição. Entretanto, ele não quer seguir o mesmo caminho. “Queremos nos formor, mas se mudarmos de faculdade, perderemos muitas matérias da grade. Eu estou no quinto período. Se for para outra instituição, voltarei para o terceiro”, projetou.
Na faculdade, funcionários e professores também estão sem comando. Na quarta-feira, a reportagem conversou com uma funcionária na secretaria da Fapag. Ela não quis se identificar, pois estava demitida. Segundo ela, um novo interventor assumiu o controle e demitiu funcionários, pelo menos temporáriamente. “Estou aqui pela instituição. Estamos preparando toda a documentação. Na segunda-feira teremos a visita do MEC”, adiantou. 
A funcionária explicou ainda que a vistoria do ministério deverá avaliar se a Fapag manterá o registro junto ao Ministério da Educação.

Novo proprietário foi preso quatro dias após assumir instituição

O novo proprietário da Fapag , André Luiz de Ambrósio Pinto, foi preso no dia 15 de maio dentro da universidade. Ele é acusado de estelionato. A ordem de prisão foi do juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca do município de Itamaraju, na Bahia. De acordo com o processo, ele teria se passado por empresário e dono de outras faculdades para comprar o CESESB (Centro de Ensino Superior do Estremo Sul da Bahia). O caso ocorreu em 2007.
Após a prisão a defesa do acusado entrou com um habeas corpus, mas, o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia. O desembarcagor Francisco de Oliveira Bispo manteve o mandado de prisão preventiva. O novo gestor não é réu primário e isso pode ter colaborado para a decisão do magistrado. André foi levado ao Presídio Regional de Tijucas.

Fonte: Notícias do Dia

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Infraestrutura

Barragem de Ituporanga é desativada para reparos estruturais

A desativação é temporária para manutenção após danos por enchentes

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar