keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Evento cancela participação de Miriam Leitão após ameaças

Organização da Feira do Livro recebeu inúmeras ameaças

aad5631356e277265d9d3d1203115e25 Visor Notícias

Manifestações nas redes sociais levaram a organização da 13ª Feira do Livro do Jaraguá do Sul a anunciar, nesta terça-feira (16), o cancelamento do convite à jornalista Miriam Leitão e ao sociólogo Sérgio Abranches. O evento ocorre de 8 a 18 de agosto, e tem como tema, este ano, Literatura em Movimento.

A censura aos escritores ocorreu após o lançamento de uma petição online de repúdio contra Miriam Leitão por “seu viés ideológico e posicionamento”. O abaixo-assinado online tinha 3.035 assinaturas até o início da tarde desta terça-feira.

A organização da Feira do Livro emitiu uma nota em que afirma que “nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados”, e que a decisão de cancelar a vinda dos jornalistas não foi unânime.

 

Organização recebe mensagens de ameaça

Nesta terça-feira à tarde, os organizadores enviaram à coluna mensagem por meio de aplicativo no celular, em que afirmam que a decisão de cancelar a participação de Miriam e Abranches levou em conta a proteção da integridade física dos convidados e do público, diante do teor de ameaça das mensagens que receberam:

“A Feira do Livro sempre foi um evento para as crianças e para famílias. Por causa da característica truculenta, intimidadora e ameaçadora de mensagens recebidas, decidimos cancelar parte da programação para proteger a integridade física dos convidados e o bem estar do público”.

O coordenador artístico da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, Carlos Schroeder, afirmou em entrevista que fica envergonhado em ter que dizer que não conseguiria garantir a segurança dos palestrantes na cidade. Ele conta que desde a divulgação dos nomes de Miriam e Sérgio começou uma chuva de comentários nas redes sociais e nos celulares da equipe da feira. Eram 600, 700 comentários, falando em matar, em jogar ovos.

Procurados pela coluna, a jornalista Miriam Leitão e o sociólogo Sérgio Abranches não quiseram comentar o corte da Feira.

Comentarista da Rede Globo e colunista do jornal O Globo, Miriam Leitão está entre os mais premiados jornalistas brasileiros. Na literatura, é autora de sete obras e vencedora de dois prêmios Jabuti. A última delas, História do Futuro: O horizonte do Brasil no século XXI, foi lançada em 2015.

Sérgio Abranches, marido de Miriam Leitão, é sociólogo, cientista político e escritor. Sua última obra, Presidencialismo de Coalizão, é de 2018.

Confira a nota emitida pela Feira do Livro na manhã desta terça:

“A feira do livro, em suas 12 edições, sempre foi marcada por ser um evento plural, que promove o conhecimento por meio da literatura, teatro, música e artes visuais.

Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados.

Em virtude das recentes manifestações, a comissão organizadora, em votação na manhã desta terça-feira (16), optou (em decisão dividida) pelo cancelamento da participação dos jornalistas Miriam Leitão e Sérgio Abranches.

Reiterando, a Feira do Livro é, e sempre foi, um evento de difusão do livro e da leitura, sem fins políticos, religiosos ou ideológicos”.

 

Informação Dagmara Spautuz/NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Polícia investiga fraude em licitção em São José e Palhoça

Operação "Entrada Tática" foi deflagrada nesta sexta-feira (26)

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença