keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Evento de engenharia traz exposição de carros elétricos, pesquisador internacional e simulador de corrida a Balneário Camboriú

Exposição de carros elétricos, competição de copa ratoeiras e mesa redonda com profissionais renomados são algumas das atrações presentes na 2ª edição do EleMec, promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Centro Universitário […]

Exposição de carros elétricos, competição de copa ratoeiras e mesa redonda com profissionais renomados são algumas das atrações presentes na 2ª edição do EleMec, promovido pelos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Centro Universitário UniAvan, nos dias 9 e 10 de maio, em Balneário Camboriú. O evento, que contará com a participação de especialistas e um pesquisador internacional da área, terá palestras e a participação do grupo de motos Harley-Davidson, com assuntos alusivos ao maio amarelo. O encontro é aberto ao público, gratuito e acontece a partir das 18h30, na UniAvan.

A palestra mais aguardada do EleMec será realizada na quinta-feira (9) trazendo aos participantes conhecimentos sobre fundamentos e aplicações das células de combustível em veículos elétricos e será ministrada por um dos maiores especialistas do ramo, o Professor Dr. Lauber Martins, do Departamento de Física da Andrews University Michigan, dos Estados Unidos. Pós-Doutorado pela University of Pretoria, em Pretoria, África do Sul, o especialista deu continuidade aos estudos sobre células de combustível e contará também um pouco da sua experiência durante anos de pesquisas na área.

O primeiro dia de evento terá ainda uma conversa sobre “Topologia de Conversores Estáticos Aplicados em Estações de Recarga de Veículos Elétricos nível 3”, com o Prof. Alexandre Araújo, coordenador de pesquisa na FIESC-SENAI/SC e doutorando em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência e Controle pela Universidade Estadual Catarinense (UDESC), e encerra com uma mesa redonda com os palestrantes da noite para discutir as tendências e formas de aplicação dos conteúdos.

Já na sexta-feira, 10, a equipe da AVANT E-RACING se apresenta no auditório da UniAvan com as evoluções do projeto do veículo 100% elétrico, para a Fórmula SAE, a maior competição entre estudantes de engenharia do país e grande vitrine para futuros profissionais do ramo, com repercussão mundial. Nesta noite, a palestra sobre pilotagem segura de motos será ministrada pelo grupo Harley-Davidson, que deixará suas motos em exposição. A iniciativa terá ainda a participação da Secretaria de Segurança Pública, abordando os cuidados ao pilotar, alusivos à campanha de conscientização do trânsito “Maio Amarelo”.  

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Julio Cesar Berndsen, o evento possibilita a interação dos acadêmicos com os profissionais da área, além de divulgar os cursos para outros públicos. “Esse tipo de evento é muito importante para a nossa instituição porque divulga os cursos de engenharia elétrica e mecânica e nos coloca frente a um mercado grande de pesquisas e desenvolvimentos de novos estudos, fazendo com que possamos competir com outras universidades. O evento também é interligado com o mês de conscientização do trânsito, o maio amarelo, uma forma de incentivarmos os estudantes sobre os cuidados ao dirigirmos”, destaca.

Programação Paralela

Durante o evento, o ginásio da UniAvan estará super agitado com a exposição de carros elétricos desenvolvidos pelos acadêmicos para a Fórmula SAE e um exemplar de modelismo de um carro autônomo, que dirige sozinho e foi planejado para detectar sensores e rotas pré-determinadas, como virar à esquerda ou seguir em frente.  Os amantes do automobilismo poderão participar da unidade móvel de simulador de corrida com circuito, da sprint simuladores.

As competições Copa Ratoeiras e Boat Cup também prometem chamar a atenção. Na primeira, os alunos da disciplina de Física Geral e Experimental I irão desenvolver um carro a partir de uma ratoeira, concorrendo nas modalidades alcance, velocidade e criatividade, sendo que em cada modalidade os três primeiros colocados serão premiados com medalhas. Já na competição de Boat Cup, os alunos da disciplina de Física Geral e Experimental II têm que desenvolver um barco com materiais recicláveis como canudos, isopor, latinhas de refrigerante, e etc. Ao todo, serão definidos os vencedores nas categorias: velocidade e criatividade, sendo que em cada modalidade os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias