keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Evento do MPSC orienta para prevenção e combate ao suicídio

O objetivo do encontro foi tratar do combate e da prevenção ao suicídio, desconstruindo mitos e incentivando o diálogo sobre o tema, principalmente entre os jovens.

catarinense pode estar entre as vitimas da tragedia de brumadinho 1549918172 Visor Notícias

Nesta sexta-feira (1/9), aconteceu a terceira edição do evento “Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar”, na Sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis.

O objetivo do encontro foi tratar do combate e da prevenção ao suicídio, desconstruindo mitos e incentivando o diálogo sobre o tema. Esta edição teve como público-alvo os adolescentes e seus familiares, em razão de temas polêmicos que estiveram em pauta recentemente na mídia e nas redes sociais. Drogas, cyberbullying, o desafio da Baleia Azul e a série norte-americana “13 Reasons Why” foram alguns dos assuntos debatidos pelos especialistas.

A Coordenadora-Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor, Promotora de Justiça Caroline Cabral Zonta, falou sobre a importância de falar sobre o suicídio. “Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais poderemos prevenir. De 10 suicídios 9 poderiam ser evitados se as pessoas tivessem mais informação. Precisamos ter a informação para prevenir para que o fato não chegue a outras famílias. Quanto mais falarmos e incentivarmos que as pessoas busquem ajuda de especialistas, vamos quebrar os tabus e salvar vidas”, disse.

A presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria, Lilian Schwanu Lucas, “Nosso objetivo é diminuir o estigma e que mais pessoas tenham acesso ao tratamento adequado”, afirmou. “Precisamos lembrar que a mente da gente também é um órgão do corpo que pode adoecer”, disse.

O Subprocurador de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC Fábio de Souza Trajano destacou “Infelizmente todos nós vamos conhecer alguém que está com um problema ou nós mesmos podemos estar vivendo algum momento difícil.  Precisamos tratar com o assunto com naturalidade, oferecer ou até mesmo pedir ajuda. Abrir as portas do MPSC para a sociedade conhecer um pouco mais sobre esse tema é fundamental para diminuirmos os números alarmantes de suicídio”, disse.  

O evento é promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor e Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, organização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) com o apoio da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP).

Jovens e as drogas

A primeira palestra foi com o psiquiatra Frederico Duarte Garcia.  Ele é especialista em Políticas Públicas sobre drogas. Durante a palestra explicou sobre os danos causados pelo uso de drogas.  “Na adolescência, há uma “explosão” de conexão dos neurônios. Desenvolvimento de habilidades e aumento da impulsividade. Qualquer coisa que interfira nas etapas de desenvolvimento do ser humano vai retardar ou impedir que esse desenvolvimento aconteça”, disse.

O psiquiatra reforçou que o uso de drogas danifica o cérebro tornando o jovem mais impulsivo e mais incapaz de tolerar os problemas da vida. “Esse uso também desinibe o medo de se suicidar, o que leva uma pessoa com dependência química a se tornar uma pessoa com mais risco de suicídio”, afirmou.

Para encerrar destacou a importância de prevenir o consumo das drogas. “Quando a gente quer prevenir droga, a gente quer prevenir os comportamentos de risco e o sofrimento mental”.

 

Suicídio: precisamos falar sobre isso

Em seguida a médica psiquiatra Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro falou sobre a prevenção do suicídio. De acordo com os dados apresentados, o Brasil está entre os países em que o suicídio cresceu, principalmente entre jovens. A Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 96% das pessoas que morreram por suicídio tinham um transtorno mental.  “Um dos transtornos mentais que mais leva ao suicídio é a depressão e em seguida a dependência química”, disse a psiquiatra.

“Precisamos ficar atentos aos detalhes que demonstram sinais de depressão. A pessoa que dá sinais de suicídio tem o desejo de viver e morrer e é na ‘brecha’ de querer viver é que temos a oportunidade de resgatar a pessoa deste momento depressivo. Precisamos mostrar opções que para cada problema tem uma solução”, enfatizou.

BALEIA AZUL

Alexandrina lembrou do jogo do desafio da Baleia Azul. Esse jogo veio para quebrar a barreira que havia para falar de suicídio. “Trouxe a tona o assunto e assim pudemos falar ainda mais para se prevenir e mudar as estatísticas. A falta de conhecimento do assunto de suicídio entre as pessoas acabou alertando os pais a ficarem mais atentos ao comportamento dos filhos”, destacou. 

13 REASONS WHY

A psiquiatra comentou sobre o impacto entre os jovens da série americana “13 Reasons Why”. Apesar de o mote principal ser sobre o suicídio da personagem principal, Hannah Baker, a maior parte das cenas traz o que se passa na cabeça de Clay Jensen. Ele e outras doze pessoas são os alvos das fitas produzidas por Hannah, explicando que eles eram os motivos pelos quais ela se suicidou.

Alexandrina Meleiro explica que, “mesmo sendo apontados como os responsáveis, esses outros adolescentes também foram torturados pelo suicídio da jovem e que se tornaram outras vítimas da situação”.

“Ninguém se suicida por uma razão. É uma complexidade de motivos que leva a pessoa tirar a própria vida”, disse, e é importante que haja ações de prevenção na comunidade. A médica psiquiatra apontou ações midiáticas que fizeram a taxa de suicídio diminuir, principalmente em países com altas estatísticas.

Ela também explicou como as novas tecnologias, em especial redes sociais e aparelhos eletrônicos, poderiam contribuir para que as pessoas tenham mais acesso à informação sobre o tema e como isso poderia levar, assim como ações midiáticas, à redução das taxas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Mais notícias

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Esportes

Associação de Surf de Balneário Camboriú retoma atividades com competição

BC Surf Treino ocorre neste domingo, a partir das 8h, no Pontal Norte