keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Festival de teatro de Itajaí gera 200 empregos diretos em 2019

Um grande show acontece antes de cada apresentação do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que segue até domingo (12). São dezenas de profissionais envolvidos na produção e montagem dos espetáculos, cuidando os mínimos […]

Um grande show acontece antes de cada apresentação do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que segue até domingo (12). São dezenas de profissionais envolvidos na produção e montagem dos espetáculos, cuidando os mínimos detalhes para a chegada do público. Nesta edição, o evento gera trabalho e renda para cerca de 200 pessoas envolvidas diretamente na produção cultural, além de movimentar outros setores econômicos da cidade, como turismo, hotelaria e gastronomia.

A maioria dos protagonistas que fazem o Festival de Teatro acontecer fica atrás das cortinas. São atores, atrizes, diretores, produtores, técnicos, curadores, críticos, carregadores, camareiras, cenotécnicos, intérpretes de Libras, motoristas, equipe de coordenação e técnica local, profissionais da comunicação, entre outras pessoas envolvidas.

O trabalho começa muito antes da abertura do festival. São meses de preparação, curadoria e organização para que o evento possa começar. Durante o evento, o ritmo da produção aumenta ainda mais. A montagem de cada espetáculo demanda um grande trabalho em equipe nos bastidores.

Antes das cortinas abrirem, os atores e a produção da peça passam horas preparando e ajustando para que tudo ocorra perfeitamente. Os técnicos passam som, as luzes são testadas, o cenário é montado, o elenco ensaia e se arruma para receber a plateia. O clima é sempre de muita concentração e espírito de equipe.

Troca de experiências

A jornalista e produtora cultural itajaiense, Karoline Gonçalves, acompanhou nesta quinta-feira (9) a montagem da Kiwi Companhia de Teatro (SP), que apresenta a peça Fome.doc, às 20h, no Teatro Municipal. Desde as 9h, a equipe técnica está preparando o teatro para a peça, que tem um nível alto de exigência no cenário e se baseia nos princípios do teatro documentário.

De acordo com Karoline, a experiência e o contato com grupos de todo país está sendo enriquecedora. “Estamos tendo contato com várias linguagens e vários formatos de espetáculos desde o começo do festival. Isso está sendo transformador, é um momento em que a gente repensa os nossos trabalhos, oxigena os conhecimentos e amplia os horizontes”, conta.

> Veja a cobertura fotográfica completa do evento

Cada dia de festival tem, em média, duas montagens de espetáculos em locais diferentes da cidade. As peças acontecem até domingo (12) no Teatro Municipal, na Casa da Cultura Dide Brandão, na Itajaí Criativa e nas ruas e praças da cidade.

“Existe todo um processo antes desse grande show acontecer, mas é muito gratificante ver o público prestigiando e aplaudindo de pé”, diz a produtora cultural da Fundação Cultural, Schibian Philemonn.

Acesse aqui a programação completa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Inusitado

Ilha próxima ao centro de Florianópolis está a venda por R$29,9 milhões

A ilha já possui uma casa com quatro suítes em um cenário paradisíaco

Tecnologia

Clientes vão conseguir ver o consumo de energia em tempo real segundo a Celesc

Um dispositivo foi construído para ser facilmente instalado nas residências, o que possibilita verificar a quantidade de eletricidade utilizada por equipamentos como ar-condicionado, chuveiro e etc