keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Idosos de Itapema podem participar de curso do Corpo de Bombeiros Militar

Além do atendimento efetivo em ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua fortemente em campanhas de prevenção, promovidas em projetos sociais em todo o estado. Um destes projetos tem como objetivo […]

Além do atendimento efetivo em ocorrências, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua fortemente em campanhas de prevenção, promovidas em projetos sociais em todo o estado. Um destes projetos tem como objetivo capacitar cidadãos para agir em situações de emergência e atuar em primeira resposta, evitando ou minimizando acidentes domésticos. Em comemoração ao dia dos avós, celebrado nesta sexta-feira, 26, o CBMSC apresenta o projeto “Bombeiro da Melhor Idade”, que integra alunos dispostos a otimizar a qualidade de vida e ainda prestar auxílio em situações de socorro.

Da Serra ao Litoral

Em Lages e nos municípios atendidos pelo 5° Batalhão Bombeiro Militar, os idosos certificados como Bombeiros da Melhor Idade costumam frequentar os quartéis do CBMSC mesmo após formados. A ação é uma troca produtiva tanto para os idosos que prestam serviços voluntários nas unidades quanto para os militares que podem contar com esta valiosa parceria.

Para a dona Terezinha, o quartel do 5°BBM se tornou uma segunda casa. Ela é cozinheira e há 24 anos dedica duas horas do seu dia para cuidar da alimentação de Bombeiros Militares e Comunitários. “Sou voluntária, mas me sinto uma Bombeira Militar, pois pra mim, o Corpo de Bombeiros é uma família”, declara, orgulhosa. “Enquanto preparo o almoço dos meninos, eles estão na rua, trabalhando, então também me sinto salvando vidas, pois sou parte da equipe”, afirma.

Já na área atendida pelo 13º Batalhão Bombeiro Militar, no Litoral catarinense, mais de 100 idosos já foram certificados no Projeto Bombeiro da Melhor Idade, desde 2017. No primeiro ano do programa, as turmas eram formadas apenas em Balneário Camboriú. Em 2019, o projeto foi expandido para todas as companhias do batalhão, em Itapema, Tijucas e São João Batista, com 30 vagas abertas em cada unidade.

De acordo com a Capitão BM Fernanda Sebastiani, do 13º BBM, além da capacitação dos alunos, outro ponto positivo é o programa de avaliações de atendimento. Criada em 2018, a ação consiste na participação voluntária dos idosos, que entram em contato com vítimas atendidas por profissionais do CBMSC para registrar a avaliação do atendimento. Durante as ligações, os voluntários preenchem um questionário com seis perguntas relacionadas à satisfação dos usuários, atendidos em todos os municípios que integram o 13º BBM. A carga horária é de duas horas diárias, de segunda à sexta-feira.

“Depois de formados, os Bombeiros da Melhor Idade continuam ativos nos quartéis. Além do programa de avaliações, eles participam dos principais eventos no quartel, como o desfile no dia 7 de setembro e Dia Nacional do Bombeiro” explica a Oficial. Ainda de acordo com a Capitão, a interação dos idosos nos quartéis é contínua, o que aproxima ainda mais o contato do Corpo de Bombeiros Militar com a comunidade.

O curso

Com uma carga de 30 a 40 horas, dependendo do batalhão, o curso conta com noções de primeiros socorros, prevenção em acidentes e incêndio, além de conhecimentos institucionais sobre o CBMSC. Entre as disciplinas abordadas estão: segurança no lar; percepção de riscos; acionamento dos órgãos de emergência, além de Atividades físicas na Melhor Idade – módulo que expõe cuidados que os idosos devem manter para a promoção da qualidade de vida.

Para participar, basta ter no mínimo 60 anos de idade e ir ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar mais próximo. Em alguns municípios, as inscrições também são feitas na sede da Prefeitura, através da Secretaria do Idoso ou Secretaria de Inclusão Social. Para cidades que não possuem o serviço, a orientação é entrar em contato diretamente com os quartéis da corporação.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem é preso após furtar trator no Oeste

Ele estava transitando com o trator pela rodovia quando foi abordado pela polícia

Segurança

Médico morre após grave acidente na BR-282 no Oeste de SC

Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (24)