keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Ilha de Porto Belo abre temporada de Verão com campanha contra copos descartáveis

Medida utilizará copos retornáveis e deve deixar de lado quase 100 mil copinhos plásticos

A estreia da temporada de Verão na Ilha de Porto Belo será antecipada e com novidades. A partir de 1º de novembro o local estará aberto para receber os visitantes com toda a sua estrutura de lazer e conscientização da natureza. A abertura marcará também o início de uma nova etapa nas ações de preservação do meio ambiente. A partir de agora, as bebidas serão servidas em copos retornáveis, com a logotipia do empreendimento e informações gerais sobre as ações ambientais desenvolvidas.

Serão feitos oito mil copos na primeira etapa. O sistema de utilização será com cobrança de R$ 5. O utensílio poderá ser devolvido, e assim a pessoa recebe o dinheiro de volta, ou poderá levado para casa como souvenir. O mesmo esquema já vem sendo aplicado em festas e eventos da região. “Drinks como caipirinhas ou sucos naturais serão servidos em copos de papel, matéria-prima mais biodegradável e que não compromete em nada o bem-estar da fauna marinha, nossa principal preocupação e atuação desde que existimos enquanto atrativo turístico”, ressalta o empresário Alexandre Stodieck.

Na segunda etapa, outros seis mil copos devem integrar o dia a dia do lugar. Caso o visitante não queira utilizar o copo, poderá consumir a bebida na própria lata, já que todas são higienizadas com álcool, outra norma interna da Ilha de Porto Belo. 

            O empreendedor destaca que na temporada passada foram utilizados 99,5 mil copos recicláveis feitos de plástico. A intenção do empreendimento é abolir de vez a utilização de itens plásticos, atuais principais inimigos dos oceanos. “Os copinhos usados para servir os molhos com os pratos do cardápio e até os saquinhos que enrolavam os talheres serão também trocados por artigos feitos de papel”, pondera Stodieck.

 

Praia terá lixeira para descarte de erva-mate

Para se atualizar para esta nova temporada, a equipe da Ilha de Porto Belo fez três importantes visitas técnicas durante o ano. O objetivo era deixar ainda mais claro aos colaboradores a importância da cultura do empreendimento em favor do meio ambiente e ajudar com informações que serão repassadas por eles aos visitantes. Além dos seminários da Volvo Ocean Race e outro realizado no Museu Oceanográfico da Univali, o grupo interno também visitou a empresa de reciclagem que atende ao município de Porto Belo.

De lá partiu outra ação que será colocada em prática este ano: uma terceira lixeira que acondicionará os resíduos de erva-mate, bebida comum tanto dos turistas gaúchos quanto dos visitantes estrangeiros da América do Sul. “Uma única porção pode colocar em risco todo um depósito de material que iria para a reciclagem, por isso é importante separar”, explica o gerente da Ilha de Porto Belo, Arão Mafra Filho. 

 

Mais de 13,7 mil bitucas foram recolhidas na última temporada

Na temporada passada a novidade foi o dispenser para recolhimento de bitucas de cigarro. Mais de 20 foram espalhados pelas praias e trilhas da Ilha. E foram retirados da natureza mais de 13,7 mil resíduos. A ação será mantida, com a diferença de que as “bituqueiras” agora receberão nova identidade visual. Serão parecidas com grandes cigarros para justamente chamar a atenção do público para o descarte correto. Algumas delas também foram doadas à Fundação de Turismo para que o visitante se entrose com o tema e saiba onde dispensar o cigarro já no píer onde se pega a embarcação para atravessar para a Ilha.

Para a temporada 2018-2019 são esperadas 100 mil pessoas. O pico ocorre entre 20 de dezembro até o final do Carnaval. Os trabalhos, no entanto, funcionarão até o dia 31 de março. Durante o maior fluxo serão 135 colaboradores atuando diretamente no atendimento do público. Além do reconhecimento como um dos mais belos recantos turísticos de Santa Catarina, a Ilha de Porto Belo tem a seu favor a chegada de 11 navios durante a temporada de Verão.

 

Linha do tempo das ações em favor da preservação do Meio Ambiente

– 2018 – extinção do uso de copos recicláveis

– 2017 – programa de separação de bitucas de cigarro

– 2007 – fim da venda de cigarros

– 2016 – fim do uso de canudos

– 2002 – extinção do uso de garrafas de vidro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Confusão em ônibus de Florianópolis resulta em agressão

O caso aconteceu nesta quarta-feira (24) na linha Tican - Titri Via UFSC