keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

  Itajaí chama 23 novos agentes para reforçar combate à dengue

Aprovados no processo seletivo da Secretaria de Saúde vão intensificar orientação à população

1558034702 Visor Notícias

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, chamou 23 novos agentes de combate a endemias para reforçar as equipes do Programa de Controle da Dengue. Os profissionais, aprovados no processo seletivo realizado em março, já podem apresentar a documentação necessária para assumir os cargos no setor de Recursos Humanos da Secretaria. Com o chamamento, a cidade passará a ter 80 servidores nas ruas, orientando a população contra o mosquito Aedes aegypti.

“Desde o início do ano passado, o município tem atuado fortemente na prevenção do Aedes aegypti. Reativamos a Sala de Situação, que hoje é a mais atuante do Estado, fizemos mutirões de limpeza nos bairros, fiscalizações em estabelecimentos irregulares e agora estamos chamando esses 23 agentes de endemias do processo seletivo, e se precisar chamaremos mais profissionais”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Os novos agentes de combate a endemias vão passar por capacitação antes de iniciar o trabalho em campo. A intenção é que eles contribuam no repasse de informações aos moradores sobre os cuidados com o Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros do mosquito. A Secretaria de Saúde também vai mobilizar as unidades de saúde para que reforcem o trabalho de orientação, que já vem sendo desenvolvido com a comunidade e escolas do município.

Mutirão de limpeza

O anúncio dos novos agentes de endemias foi feito pelo secretário municipal de Saúde em reunião da Sala de Situação na sexta-feira (27). Durante o encontro, também ficou definido o início de um mutirão de limpeza no município. A ação será realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Municipais aos sábados, das 7h às 13h, para não afetar o cronograma de trabalho na cidade.

O primeiro mutirão ocorre dia 05 de maio na localidade da Murta. Neste ano, Itajaí já registrou 574 focos do Aedes aegypti, tanto em residências e comércios como em terrenos baldios. Neste período, apenas um caso de dengue importado de São Paulo foi confirmado. Todas as medidas de bloqueio foram realizadas e o morador passa bem.

O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, comenta que a comunidade precisa colaborar com o município. “Tem casos em que limpamos o local num dia e no outro já está cheio de materiais. Pedimos que a comunidade colabore com o município, não jogue lixo em terrenos baldios e faça sua parte no combate à dengue, não deixando água parada”, afirma.

Além dessas ações, Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai) vão intensificar o trabalho de fiscalização dos locais com acúmulo de entulhos, sujeira e problemas ambientais – que podem ocasionar risco à saúde pública. “Os proprietários precisam ter ciência que essas situações são passíveis de multa, que pode chegar até R$ 10,8 mil”, lembra João Paulo Kowalski, diretor de controle urbano da Secretaria de Urbanismo.

Previna-se contra o Aedes aegypti:

Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
Retire a água acumulada em lajes;
Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
Não jogue lixo em terrenos baldios;
Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias