Itajaí conscientiza população sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Secretaria de Saúde distribui informativos sobre o tema em unidades e hospitais do município

Publicado em 15/05/2019

Itajaí conscientiza população sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Imagem Ilustrativa

Outlet Porto Belo

A Secretaria de Saúde de Itajaí promove, nesta semana, ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no sábado (18). Para reforçar a importância da data e conscientizar a população, a equipe da Vigilância Epidemiológica e da Saúde da Criança distribui informativos nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e nos hospitais Pequeno Anjo e Marieta para que sejam realizadas atividades de educação em saúde com crianças e adolescentes do município.

A ação faz parte da campanha “Faça Bonito”, do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de promover uma cultura de paz no município. As unidades de saúde também vão realizar atividades de orientação sobre o assunto nesta semana.

Nos materiais informativos, a população poderá consultar os tipos de violações de direito que crianças e adolescentes podem sofrer: violência física, psicológica e institucional, tortura, tráfico de seres humanos, violência financeira, negligência, abandono, trabalho infantil e intervenção legal. O intuito é que as informações cheguem a adultos, crianças e adolescentes.

Como denunciar

Os materiais informativos sobre a data ainda terão os contatos que recebem denúncias de violência ou violação de direitos. A denúncia pode ser anônima e principais canais são: Conselho Tutelar pelo telefone (47) 3248-1711; Disque 100; e as Polícias Militar, Civil, Federal ou Rodoviária Federal.

Existe ainda um aplicativo para iOS e Android, criado para facilitar as denúncias e informar sobre a violência contra crianças e adolescentes. Acesse: http://www.protejabrasil.com.br/br/.

Além disso, profissionais de saúde do município podem fazer a notificação compulsória de qualquer suspeita ou confirmação de maus tratos contra crianças e adolescentes. Essa medida é uma linha de cuidado de atenção integral às vítimas de violência. Os profissionais também realizam acolhimento, atendimento, orientação e encaminhamento à rede de proteção.

Dia 18 de maio

A data foi escolhida como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

COMENTE ABAIXO ⬇

Incêndio em carreta fecha BR-101 em Itapema

Um incêndio em uma carreta fechou a BR-101 na altura do morro das Calotas, em Itapema. O trânsito foi fechado nos dois sentidos. Ainda não há informações sobre o que causou o fogo ou se há feridos. O incidente ocorreu por volta das 12h30...

Corpo de recém-nascido é encontrado congelado em Camboriú

Nesta quinta-feira (12) a noite, a Polícia Militar de Camboriú registrou uma ocorrência inesperada e chocante. Um bebê recém-nascido foi encontrado congelado em um depósito de materiais recicláveis no bairro Lídia Duarte, em Camboriú. No...

Morre sexta vítima de acidente no interior de SC

A Polícia Rodoviária Militar confirmou a sexta morte do acidente entre uma carreta e um carro da Secretaria de Saude de Santa Cecília. A vítima era uma mulher que havia sido transferida para o hospital. A colisão ocorreu na tarde desta...

Carro é furtado em creche com criança de 9 anos dentro

Na manhã desta terça-feira (10) a Polícia Civil registrou uma tentativa de furto na cidade de Concórdia, no Oeste do Estado. Segundo informações, o criminoso entrou dentro do veículo, onde estava uma criança de 9 anos dentro. Esse caso...