keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí estuda implantação de sistema de identificação de vazamentos via satélite

MUnicípio tem 800 quilômetros de tubulação do sistema de água e a média de vazamentos é de cerca de 30%.

foragido e preso passeando no calcadao de itapema 1560938654 Visor Notícias

A Prefeitura de Itajaí, por meio do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), avalia a contratação de tecnologia capaz de identificar possíveis vazamentos de água via satélite. A apresentação do serviço ocorreu nesta segunda-feira (13), no gabinete do prefeito. Com a tecnologia desenvolvida em Israel, Itajaí será a primeira cidade catarinense a identificar as falhas no sistema subterrâneo, poupar recursos hídricos e gerar economia aos cofres públicos. 

Itajaí tem 800 quilômetros de tubulação do sistema de água e a média de vazamentos é de cerca de 30%. Conforme cálculos do Semasa, o prejuízo mensal pode chegar a R$ 2 milhões. Caso a nova tecnologia seja implantada no município, o investimento será de R$ 320 mil ao ano. Hoje o Semasa não dispõe de nenhum serviço para identificar os vazamentos na rede.

“Estamos trabalhando para corrigir as perdas no nosso sistema de água. Com essa tecnologia será possível manter um mapeamento anual da rede e um trabalho contínuo de manutenção. Além da economia para os cofres públicos, estamos falando em economia dos recursos hídricos”, destaca o diretor geral da autarquia, Diego Antônio da Silva.

Para exemplificar, o método tradicional utilizado há mais de 70 anos para encontrar vazamentos, conhecidos como geofones, leva em torno de 80 dias para percorrer uma área de 400 quilômetros, com baixas chances de identificação de problemas. Já com a nova tecnologia será possível obter o mapeamento dos possíveis vazamentos em apenas 10 dias. O satélite capta as imagens da área desejada e indica o local exato onde há indícios de irregularidades. Desta forma, os técnicos do Semasa poderão providenciar o conserto e solucionar o problema.

A assertividade mínima do sistema via satélite é de 70%: a cada 10 pontos mapeados com problema, em pelo menos sete o vazamento é confirmado. O satélite capta as imagens solicitadas e detecta possíveis pontos de vazamento pela quantidade de solo úmido com presença de água tratada. A tecnologia foi inicialmente desenvolvida para identificar a existência de água subterrânea em outros planetas. 

“O vazamento na rede é uma das principais perdas do município. Nosso sistema de tubulação já está obsoleto e encontra vários problemas. Precisamos identificar a origem dos problemas para corrigi-los”, avalia o prefeito de Itajaí, Volnei Marastoni.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão