keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Itajaí lança plataforma digital de gestão participativa inédita no Brasil

Na primeira etapa, Itajaí Decide definirá prioridades dos cidadãos sobre a mobilidade urbana e transporte público da cidade

O Município de Itajaí lança uma iniciativa de gestão participativa inédita no país. Itajaí Decide é a plataforma digital desenvolvida para ampliar a participação da população nas decisões da prefeitura sobre as questões mais importantes para a cidade. O endereço itajaidecide.com.br já está disponível para acessos e definição das prioridades da mobilidade urbana.

O site é um instrumento interativo de consulta popular para diversos assuntos, desde a realização de obras até a implantação de novos serviços. O primeiro tema será a mobilidade urbana, em especial o transporte público. O cidadão poderá opinar sobre a prioridade do pedestre, tarifa única, ar-condicionado e Wi-Fi nos ônibus.

“Essa é um iniciativa de nossa administração para torná-la ainda mais inclusiva, participativa e transparente. Por isso, convido cada cidadão a fazer parte das decisões do Município de Itajaí através dessa plataforma”, avalia com entusiasmo o prefeito Volnei Morastoni. “Passamos por um processo de Planejamento Estratégico com a consulta de lideranças e agora vamos atingir todos os munícipes da através da internet, para fazer desta cidade um lugar cada vez melhor”, conclui Morastoni.

Como funciona o Itajaí Decide

Cada cidadão deverá se cadastrar para conhecer as propostas de obras e melhorias do Município de Itajaí. Por meio do acesso, poderá votar e opinar sobre cada proposta. Além de definir os temas das consultas, o site também conta com um espaço de sugestões, onde a população pode propor e discutir soluções para questões da cidade. As propostas populares com maior relevância serão analisadas e implementadas pelo poder público, de acordo com sua legalidade, viabilidade e custo de realização.

Os cadastros no site são validados após consulta ao sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TER) para garantir a participação exclusiva de moradores de Itajaí nas discussões e votações. As propostas terão um tempo limite para votação e discussão, sendo que aquelas que alcançarem mais de 50% dos votos terão as propostas implementadas pela Prefeitura.

Com o Itajaí Decide, a Prefeitura de Itajaí implantará uma gestão mais transparente, participativa e democrática no município ao possibilitar à população ser realmente parte do poder público. Em Itajaí a democracia acontecerá no dia a dia, com a participação efetiva dos itajainenses tanto na definição de demandas e prioridades das comunidades, como na resolução dos problemas e na construção do futuro da cidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Famosos, Geral

Porta que salvou Rose em Titanic é leiloada por R$ 3,5 milhões

O destroço flutuante que serviu para Rose se agarrar até a chegada de um bote foi arrematado nesta segunda-feira (25)

Mais notícias

Segurança

Casal foragido após morte de criança de quatro anos é encontrado com documentos falsos

A criança morreu em 2015; a mãe e o padrasto fugiram de Florianópolis para Porto Alegre

Segurança

Homens que perseguiam testemunha de homicídio em Itajaí são presos em Navegantes

Eles foram vistos perto do trabalho da vítima após ameaças; um facão foi encontrado no carro