keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itapema têm ações voltadas ao Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes

Como parte da programação da Campanha Itapema Faz Bonito realizada pela Secretaria de Assistência Social e de Lazer em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), […]

Como parte da programação da Campanha Itapema Faz Bonito realizada pela Secretaria de Assistência Social e de Lazer em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), ao longo desta segunda-feira (20/05) as ações foram realizadas para sensibilizar e informar os alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da campanha é mobilizar e conscientizar toda sociedade itapemense contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na Escola Municipal Vereador Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo os alunos do quarto e quinto ano, que já haviam abordado a importância de se discutir o tema em sala de aula, participaram de uma palestra com a Psicóloga Larissa Roth Weber, que conversou e esclareceu algumas duvidas dos alunos.

Durante o bate papo a psicóloga explicou que o abuso não deixa apenas sequelas físicas, mas emocionais também e que a criança deve se sentir segura em procurar a sua rede de apoio. “Esse momento que vocês estão tendo é muito importante, pelo fato de vocês estarem tendo a oportunidade de conhecer sobre esse tema. Porque não tem nada mais importante nessa vida do que vocês. Cada um de vocês tem uma historia uma vida”, destacou a psicóloga.

Já na Escola Municipal Bento Elói Garcia, no bairro Morretes, os alunos do primeiro ao terceiro ano, realizaram uma caminhada pelas ruas da unidade com faixas sobre o tema, balões amarelos e brancos, a ação teve o apoio do departamento de trânsito da Prefeitura. As escolas Educar, no Bairro Meia Praia, e Maria Linhares de Souza também realizaram ações sobre o tema.

De acordo com a Secretária de Educação Alessandra Simas Ghiotto, as Unidades Escolares pensaram nas ações com o objetivo de sensibilizar não somente nossos alunos da rede, mas sim a sociedade como um todo. “As ações nas nossas escolas são direcionadas afim de mostrar que o combate ao abuso contra crianças e adolescentes é dever de todos e que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livre do abuso e da exploração sexual”, afirmou.

A Secretária de Assistência Social e de Lazer, Marinês Kepler Nunes, destacou a importância da participação da Secretaria de Educação. “Agradeço cada uma das escolas que aderiram a campanha abordando o tema nas aulas e com atividades especiais. Com certeza uma criança bem informada saberá agir de forma correta quando ver ou passar por uma situação de vulnerabilidade”, explicou.

A campanha Itapema faz Bonito integra a Campanha Nacional de 18 de Maio e atende a Lei 3774/2018 que institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas atividades. Confira a continuação da programação:

21 de Maio – Terça-feira

Caminhada Itapema Faz Bonito – Participação de toda Rede de atendimento da Criança e Adolescente de Itapema – Saída do Trevo das Peixarias até Secretaria de Assistência Social – 8h30

22 de Maio – Quarta-feira

Sensibilização juntos a Unidades Básicas de Saúde – 8h

23 de Maio – Quinta-feira

Roda de Conversa com Drª Yolanda Guerra com os Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, na Igreja Presbiteriana, Rua 114, nº 15, no Bairro Centro, das 9h às 11h.

Palestra sobre A intersetorialidade de atendimento a Violência com a Palestrante: Drª Yolanda Guerra na Igreja Presbiteriana, Rua 114, nº 15, no Bairro Centro, das 14h às 17h

24 de Maio – Sexta-feira

Encerramento da Campanha Itapema Faz Bonito com a Apresentação Teatral do Grupo “Cia de Tchêatro Xebebéu”, na Praça da Paz, das 9h às 11h e das 14h às 16h

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Fórum de Itajaí é vandalizado por homem em surto

Durante o interrogatório, o homem relatou que cometeu os atos de vandalismo motivado por "vozes" que o incitavam a realizar o ataque

Segurança

VÍDEO: homem é esmagado por caminhão em Jacinto Machado

O incidente ocorreu em uma área de operações de uma empresa de construção local