keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

IV Saragaço espera receber três mil pessoas para o encerramento da pesca artesanal da tainha

Além da participação da comunidade, o Saragaço contará com a gastronomia típica, uma praça de alimentação, gincana entre os ranchos e apresentação de artistas regionais, no domingo, dia 14 a competição termina as 16h e a festa segue com um Baile típico

O Saragaço, tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha, chega a sua 4ª edição. Neste ano, o campeonato entre ranchos de pesca do Litoral Catarinense acontece nos dias 12, 13 e 15 de julho. Para o IV Saragaço serão 12 ranchos de 4 cidades (Bombinhas – Porto Belo – Itapema e Balneário Camboriú) já confirmaram presença.

O evento organizado pela comunidade é sucesso, conseguiu fazer com que os ranchos tenham bandeiras hasteada, uniformes, participação da nova geração e familiares e divulgação nas mídias.

Hoje o Saragaço continua com o intuito de fortalecer a pesca artesanal, resgatar as tradições e brincadeiras antigas e repassar os costumes aos simpatizantes e nova geração. Com esse clima de festa e confraternização o Saragaço ficou marcado como o maior encerramento da pesca artesanal da tainha de Santa Catarina.

Mais de 3000 pessoas são esperadas para este ano entre pescadores, turistas e comunidade tradicional. As camaradagens já estão se preparando para as provas antecipadas.

Dentre a grande disputa já temos provas divulgadas como o melhor tarrafeador masculino, feminino e infantil, o cabo de guerra com os antigos puxadores de rede feitos de embira de banana, corrida de canoa, arremesso de bóia e muitas outras. O tema principal é sempre relembrar os objetos, brincadeiras e costumes que envolvem a pesca da tainha nos velhos tempos.

Os ranchos já entraram no clima de competição para retirar o troféu itinerante das mãos do Rancho do Tataca e Gilberto da Praia de Bombinhas atual campeão do III Saragaço. A IV edição do Saragaço acontecerá nos dias 12,13 e 14 de julho, no Costão Direito da Praia de Bombinhas – Centro (local conhecido como Canto Rio).

Além da participação da comunidade, o Saragaço contará com a gastronomia típica, uma praça de alimentação, gincana entre os ranchos e apresentação de artistas regionais, no domingo, dia 14 a competição termina as 16h e a festa segue com um Baile típico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Mais notícias

Trânsito

Jogo Avaí x Santos congestiona trânsito no Sul da Ilha de SC

Via Expressa Sul teve congestionamentos na noite desta sexta-feira (26)

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos