keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Macroalgo toma conta da praia Central de Balneário Camboriú

A ocorrência é semelhante à da semana passada, registrada no Pontal Norte, porém desta vez apareceu na Barra Sul.

dupla teo e edu vai abrir o show da dupla bruno e marrone na arena petry 1565371977 Visor Notícias

Na manhã de sábado (01) foi registrada nova arribada de macroalga na Praia Central, em Balneário Camboriú. A ocorrência é semelhante à da semana passada, registrada no Pontal Norte, porém desta vez apareceu na Barra Sul. A Ambiental fez a limpeza da praia e foi feita coleta do material, mas ainda não houve identificação para confirmar todas as espécies.

Na última semana, de acordo com os professores Marcio Tamanaha e Débora Bernardes, da Univali, foi identificada a presença de Bryopsis sp., um gênero diferente do que tinha ocorrido nos meses anteriores deste ano. Este gênero ocorre normalmente em água salobra com elevado grau de trofia e possui uma cor verde escura, o que por consequência intensificou a coloração da mancha. “Na semana passada havia também a microalga Amphitetras antideluviana, bentônica, que já ocorre normalmente e estava em maior densidade. Desta vez, acreditamos que a macroalga é a mesma”, avaliou a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi. Os pesquisadores ainda não sabem de onde as algas estão vindo. Elas não são prejudiciais aos banhistas.

Em breve será lançado um termo de referência para contratação de estudos que possam subsidiar ações com relação aos Briozoários e Diatomáceas, espécies exóticas, que nos últimos anos, estão mais frequentes na Orla da praia Central.

Entre as ações que serão executadas estão o monitoramento da avifauna, de microrganismos, dos cetáceos, da dispersão da pluma de sedimentos, da pesca artesanal, do clima de ondas e da dinâmica praial e levantamento arqueológico subaquático. “Esse conjunto atende as condicionantes da Licença Ambiental que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu para a Alimentaçao Artificial da Praia Central, mas mais do que isso, nos respalda para garantir o monitoramento da praia, posterior a intervenção”, detalhou Maria Heloísa.

Estudos ambientais

Desde o começo de 2018, o Município e duas instituições de ensino realizam estudos para tentar localizar colônias de diatomáceas e briozoários, organismos marinhos que aparecem na Praia Central de Balneário Camboriú. Iniciado em janeiro, o estudo para localizar os organismos exóticos é desenvolvido em parceria entre a SEMAM, Univali e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com ajuda da Empresa Ambiental é feito o monitoramento diário das arribadas na praia. Além disso, já ocorreram atividades para identificar onde estão fixados os organismos marinhos, com uso de embarcação e do equipamento Trenó Oceanográfico de Reboque (TOR), que faz filmagens do fundo do mar. Mergulhadores também auxiliam.

Até o momento, os pesquisadores não localizaram as colônias de diatomáceas e briozoários no fundo do mar. Quando surgem na praia, os organismos estão desprendidos das colônias e mortos. As arribadas de diatomáceas e briozoários foram vistas pela primeira vez em Balneário Camboriú em 2004.

O Município irá implantar uma série de ações, por meio de programas ambientais, com o principal objetivo de restabelecer a qualidade ambiental da praia, a recuperação da vegetação de restinga e o monitoramento da qualidade da água.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Quatro pessoas morrem em grave acidente entre carretas na rodovia Régis Bittencourt

O incidente ocorreu no km 290,3 da BR-116/SP e provocou o bloqueio total da via