Médicas cubanas deixam Porto Belo após decisão do governo de Cuba

Dra. Rosa Isabel Area Suarez e Dra. Yene Luna Larrazabal já encerram a atuação no município

Publicado em 21/11/2018

Médicas cubanas deixam Porto Belo após decisão do governo de Cuba

Foto: Divulgação

Outlet Porto Belo

A Secretaria de Saúde de Porto Belo informou a população sobre as mudanças causadas no município após as últimas decisões referentes ao Programa Mais Médicos no Brasil.

Nesta terça-feira (20)  Porto Belo teve o desligamento dos serviços em Estratégia Saúde da Família de duas médicas cubanas do Programa Mais Médicos, Dra. Rosa Isabel Area Suarez e Dra. Yene Luna Larrazabal. O desligamento se deu por determinação do Governo de Cuba.

O Governo Municipal lamenta a saída, sabendo que ambas manifestam  interesse em permanecer em nosso país. Diante desta ruptura imediata, teremos que readequar as agendas de forma emergencial e realocar profissionais médicos de forma temporária. Pedimos a compreensão por parte dos servidores e da população, sendo este um momento delicado para o qual não tivemos tempo de nos programarmos com o fechamento de agendas. 

Segundo pronunciamento do Ministério da Saúde, os novos profissionais inscritos no 1º Edital, do Programa Mais Médicos, que teve sua abertura para inscrições hoje, já iniciarão os trabalhos até dia sete de dezembro.

A Secretaria de Saúde de Porto Belo manifesta grande pesar pela saída das profissionais e principalmente pelo Governo de Cuba ignorar que as mesmas criaram vínculos e possuem compromissos no ambiente de trabalho, afinal, Estratégia Saúde da Família está intrinsecamente ligada a laços de confiança, criados durante longo período em que prestaram assistência à nossa população. Também lamentamos o Governo de Cuba ignorar o fato de que cada ser humano carrega dentro de si um universo de sentimentos e que não se tratam de máquinas que podem ser removidas a bel prazer. Cada médico que prestou serviços em nosso Município são seres humanos e criaram relações sejam elas de amizades, amorosas ou profissionais e precisam de algum tempo para conduzir esses desenlaces.

Sem mais, fica a gratidão do Governo Municipal aos profissionais que estiveram presentes nesses cinco anos e  nosso desejo de sucesso nos novos caminhos.

Mais uma vez  pedimos compreensão pelos transtornos que teremos quanto aos atendimentos médicos em nossas duas Unidades Básicas de Saúde que perderam suas médicas, Unidades essas dos bairros Perequê Praia e Vila Nova. Em breve teremos estes transtornos cessados.

COMENTE ABAIXO ⬇

Corpo de recém-nascido é encontrado congelado em Camboriú

Nesta quinta-feira (12) a noite, a Polícia Militar de Camboriú registrou uma ocorrência inesperada e chocante. Um bebê recém-nascido foi encontrado congelado em um depósito de materiais recicláveis no bairro Lídia Duarte, em Camboriú. No...

Morre sexta vítima de acidente no interior de SC

A Polícia Rodoviária Militar confirmou a sexta morte do acidente entre uma carreta e um carro da Secretaria de Saude de Santa Cecília. A vítima era uma mulher que havia sido transferida para o hospital. A colisão ocorreu na tarde desta...

Anoiteceu em Itapema às oito da manhã

Uma frente fria que passa pelo oceano influencia o tempo no estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (18), com isso, o predomínio de nuvem impede a abertura do sol em muitas localidades. Em Itapema, a partir das 08h desta quarta, o dia...

Câmara de Itapema lamenta morte de servidora

A Câmara de Vereadores de Itapema, por meio de uma nota em suas redes sociais, lamentou a morte da servidora Lúcia Viviana. A servidora era assessora do vereador Jean Idimar, do MDB, e lutava contra um câncer.  Veja a nota da Câmara de...