keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Município realiza castração e microchipagem de animais em Itajaí

A intenção da campanha é fazer mais de 100 atendimentos por mês

O Município de Itajaí deu início nesta terça-feira (4) à castração e microchipagem de animais do Jardim Esperança, no bairro Cordeiros. Serão feitas 25 castrações por semana e a expectativa é realizar cerca de 2 mil atendimentos no loteamento. Os primeiros 10 animais foram atendidos nesta terça na Unidade de Acolhimento Provisório (UAPA) do município.

Os bichinhos são recolhidos durante a manhã pelo Instituto Cidade Sustentável e levados para UAPA. No fim do dia, são devolvidos aos donos, já castrados e microchipados. As inscrições para os proprietários interessados em fazer a castração dos animais devem ser feitas na Unidade Básica de Saúde Jardim Esperança.

“Esse projeto é extremamente importante, não só para a saúde dos bichinhos, mas também para a saúde da população, porque ajuda a reduzir doenças e também controla a população de animais na cidade”, destaca a coordenadora da UBS Jardim Esperança, Gleice Mamede.

Na unidade de saúde, 24 agentes comunitários de saúde estão engajados na campanha de castração para receber as inscrições de animais. “A procura da comunidade está bem grande e
nós estamos sendo bem recebidos nas casas. A felicidade dos bichinhos é a nossa felicidade, estou abraçando essa causa com todo amor e carinho”, conta a servidora Glaci Esser.

Além do cadastro dos animais, a Secretaria de Saúde também fornece os medicamentos e os profissionais veterinários para realizar os procedimentos.

Redução de doenças

A campanha de castração é uma forma de reduzir doenças nos animais, como o câncer, e ainda evitar a procriação descontrolada, diminuindo o número de cães e gatos soltos nas ruas. A medida também reduz doenças transmissíveis para humanos, como raiva, leishmaniose, entre outras.

Já a microchipagem é usada para identificar o animal, implantando abaixo da pele um minúsculo dispositivo com informações que poderão ser lidas com um leitor específico. Quando um animal foge ou se perde, caso seja encontrado, por ser levado de volta para casa de forma simples e rápida.

A iniciativa é uma realização do Município de Itajaí, por meio do Instituto Cidade Sustentável e da Secretaria de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores. No ano passado, quase 700 animais, entre cães e gatos, foram atendidos nos bairros Nossa Senhora das Graças, Dom Bosco, Imaruí e Barra do Rio.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano