Mutirão retira doze mil toneladas de entulhos e lixo das ruas e terrenos de Itajaí

Ações integram a campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada”

Mutirão retira doze mil toneladas de entulhos e lixo das ruas e terrenos de Itajaí

Foto: Divulgação

Outlet Porto Belo

Quase 12 mil toneladas de lixo e entulhos recolhidas de terrenos e ruas de Itajaí. Este é o saldo do Mutirão de Limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Obras com o apoio das secretarias de Saúde e Agricultura e Expansão Urbana. O volume representa quatro mil contêineres de 20 pés (comuns na cidade) com a capacidade máxima de peso. Ao todo, mais de 2,5 mil caminhões carregados percorreram pela cidade para deixar “Itajaí mais linda e bem cuidada”, campanha do Município para conscientização da luta contra dengue e conservação.

Em uma terceira etapa do mutirão de limpeza, as equipes retiraram mais de oito mil metros cúbicos de entulho e lixo. Nas localidades de Espinheiros e Espinheirinhos foram 222 caminhões e 999 toneladas. Na Itaipava 293 toneladas foram recolhidas em 59 cargas de caminhão. No retorno do mutirão os bairros Cordeiros e Cidade Nova mais 1.856 toneladas foram transportadas em 442 cargas.

“O retorno em Cordeiros e Cidade Nova traduz a dificuldade do nosso trabalho. Depois da campanha de conscientização e da limpeza das calçadas e terrenos nos dois locais, ainda temos o maior volume de lixo retirado das ruas nesses bairros”, destaca o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, Dedé. “Por isso, pedimos a ajuda da população em conservar a limpeza no seu arredor, na sua vizinhança”, completa.

As equipes da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana também integraram o projeto e retiraram 10 toneladas das localidades São Pedro, Canhanduba, Baía e Rio do Meio. Nas etapas anteriores mais de 1.717 caminhões de entulho recolheram 8,7 mil toneladas nos bairros Cidade Nova, São Vicente Espinheiros, Itaipava e Cordeiros.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

Conscientização
Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti. Além disso, serão passadas orientações para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em 2019, foram registrados 20 casos autóctones da dengue (contraídos na cidade) e outros seis casos importados, em que a pessoa contraiu o vírus fora de Itajaí e foi diagnosticada aqui no município.

A febre amarela é uma doença grave que circula no Estado, mas que possui prevenção por meio da vacinação disponível nas unidades de saúde. Itajaí, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.

COMENTE ABAIXO ⬇

Filhos descobrem que pai matou a mãe há 37 anos em SC

Uma família descobriu após meses de investigação que a mãe, morta há 37 anos, em Quilombo, interior de Santa Catarina, foi assassinada pelo próprio pai. Os seis irmãos, que moram na cidade de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, procuram a...

Jovem caminhoneiro morre atropelado na BR-101

Um caminhoneiro de apenas 24 anos morreu atropelada no final da tarde desta sexta-feira (19) na BR-101 em Joinville. O acidente aconteceu próximo ao Pórtico de Joinville. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, o caminhão que Joel Borgonha...

Homem é preso por estuprar criança de 11 anos

Um homem de 57 anos foi preso na noite de segunda-feira (19) acusado de estuprar uma menina de 11 anos na cidade de Jaraguá do Sul. O crime teria ocorrido no sábado (17) na casa do suspeito. Segundo a Polícia Militar, funcionários do hospital...

Mulher de 54 anos é detida furtando picanha de supermercado

Uma mulher de 54 anos foi detida neste domingo (18) após furtar uma picanha em um supermercado de Tijucas. Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada por um funcionário do estabelecimento, que percebeu o furto através das câmeras de...

Polícia prende quatro pessoas por tráfico

A Polícia Militar Rodoviária prendeu quatro traficantes, na tarde do último sábado (17), dia 17 de agosto, na SC 114, em frente ao Posto 10, em Painel, por volta das 14h20. Uma equipe estava em fiscalização de trânsito em frente ao posto,...