keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mutirão retira doze mil toneladas de entulhos e lixo das ruas e terrenos de Itajaí

Ações integram a campanha “Itajaí mais linda e bem cuidada”

Quase 12 mil toneladas de lixo e entulhos recolhidas de terrenos e ruas de Itajaí. Este é o saldo do Mutirão de Limpeza realizado pela Secretaria Municipal de Obras com o apoio das secretarias de Saúde e Agricultura e Expansão Urbana. O volume representa quatro mil contêineres de 20 pés (comuns na cidade) com a capacidade máxima de peso. Ao todo, mais de 2,5 mil caminhões carregados percorreram pela cidade para deixar “Itajaí mais linda e bem cuidada”, campanha do Município para conscientização da luta contra dengue e conservação.

Em uma terceira etapa do mutirão de limpeza, as equipes retiraram mais de oito mil metros cúbicos de entulho e lixo. Nas localidades de Espinheiros e Espinheirinhos foram 222 caminhões e 999 toneladas. Na Itaipava 293 toneladas foram recolhidas em 59 cargas de caminhão. No retorno do mutirão os bairros Cordeiros e Cidade Nova mais 1.856 toneladas foram transportadas em 442 cargas.

“O retorno em Cordeiros e Cidade Nova traduz a dificuldade do nosso trabalho. Depois da campanha de conscientização e da limpeza das calçadas e terrenos nos dois locais, ainda temos o maior volume de lixo retirado das ruas nesses bairros”, destaca o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, Dedé. “Por isso, pedimos a ajuda da população em conservar a limpeza no seu arredor, na sua vizinhança”, completa.

As equipes da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana também integraram o projeto e retiraram 10 toneladas das localidades São Pedro, Canhanduba, Baía e Rio do Meio. Nas etapas anteriores mais de 1.717 caminhões de entulho recolheram 8,7 mil toneladas nos bairros Cidade Nova, São Vicente Espinheiros, Itaipava e Cordeiros.

“Itajaí mais linda e bem cuidada” é uma iniciativa da administração municipal que envolve as secretariais em uma grande força-tarefa de limpeza da cidade e prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A campanha é referência em saúde pública, limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente com investimentos de quase um milhão de reais.

Conscientização
Além da ação de limpeza da Secretaria de Obras, a campanha prevê a conscientização dos moradores para manter a cidade limpa e não jogar lixo em terrenos baldios, nas ruas e nas margens dos rios.

Para isso, cerca de 90 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde vão orientar a população nos locais onde acontece o mutirão sobre o controle do Aedes aegypti. Além disso, serão passadas orientações para evitar o acúmulo de lixo ou entulho. O objetivo é reforçar que o descarte irregular de materiais e resíduos contribui para proliferação de vetores que causam doenças.

Levantamento realizado neste ano também deixou a cidade em alerta para o risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em 2019, foram registrados 20 casos autóctones da dengue (contraídos na cidade) e outros seis casos importados, em que a pessoa contraiu o vírus fora de Itajaí e foi diagnosticada aqui no município.

A febre amarela é uma doença grave que circula no Estado, mas que possui prevenção por meio da vacinação disponível nas unidades de saúde. Itajaí, inclusive, tem intensificado a aplicação da vacina nos moradores da área rural e próximos de matas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave