da Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para prevenção ao suicídio
Sábado, 22 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Cidades

23/08/2019 ás 11h10

AdminX

Itapema / SC

Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para prevenção ao suicídio
Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para prevenção ao suicídio

Nesta terça-feira (21) a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras realizou mais uma rodada de capacitação sobre a temática de identificação, abordagem e manejo de pessoas com ideações suicidas. Neste momento, agentes de saúde comunitários participaram da palestra realizada pela psicóloga Tamara Souza e pela enfermeira coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Balneário Piçarras (CAPS), Giovana Mellies.


"Foi uma abordagem diferenciada, já que esses profissionais atuam diretamente com a população. São o primeiro contato dos pacientes e é preciso que eles estejam atualizados sobre questões de identificação e também de abordagem quando algo de incomum for visualizado", detalhou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. O trabalho de capacitação faz alusão ao "Setembro Amarelo", que aborda o tema com maior amplitude.


Na próxima semana, dia 27, técnicos de enfermagem e recepcionistas das unidades de saúde da cidade irão participar do curso – também ministrado por Tamara e Giovana. Nos dias 14 e 15, médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêutico, fonoaudióloga, fisioterapeuta, cirurgiões dentistas, diretores de escolas e orientadores pedagógicos participaram da palestra com o psiquiatra, Mário João Bisi Junior.


O Centro de Atenção Psicossocial de Balneário Piçarras (CAPS) tem uma procura muito grande por ajuda "de pessoas que pensam em tirar a própria vida por conta de depressão, problemas pessoais, bipolaridade, esquizofrenia e vícios com drogas", afirmou a enfermeira do CAPS, Giovana.


Para a secretária de Saúde, é preciso discutir o assunto para mostrar às pessoas que há um corpo técnico preparado para ajudar quem vem passando por momentos delicados. "Independentemente das razões, precisamos ressaltar que há um caminho de apoio para zelar pelo bem maior, que é a vida", encerrou.


CAMINHADA


No próximo dia 10 de setembro, a partir das 9h, uma passeata pelo centro da cidade vai chamar a atenção da população piçarrense para a questão. A ação vai contar com a participação de profissionais da saúde e de estudantes da rede municipal, além da Fanfarra do Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Miriam Geny Friedrichsen (CIEF).

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados