Terça, 18 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Geral

15/01/2020 ás 14h12

AdminX

Itapema / SC

Ferry boat será fechado nesta quinta-feira durante paralisação no Canal de Acesso Portuário
Operação é para realizar a primeira manobra especial de navio de 300 metros de comprimento
Ferry boat será fechado nesta quinta-feira durante paralisação no Canal de Acesso Portuário

O canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí será fechado nesta quinta-feira (16), paralisando a travessia dos quatro Ferry Boats entre 11h e 12h. A paralização das operações é causada pela primeira manobra especial com o navio “Valor” de 300 metros de comprimento por 48,3 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução. Essa atividade ficou programada entre 10h e 15h horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer entre 11h e12h. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas, toda a manobra será cancelada e uma nova data será informada ao público.


Em comunicado, a Superintendência Portuária, informou ainda que para dar toda a segurança na primeira manobra, durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades normalmente.


O navio “Valor” pertence ao Armador Evergreen (bandeira de Malta). A embarcação estará vindo do Porto de Rio Grande (RS) e tem chegada prevista para atracar no berço 02 do terminal Portonave, nesta quarta-feira (15), às 17 horas. Na sexta-feira (17), desatracará por volta de 11h20 e será rebocado de ré, até o local da nova bacia. Após esta etapa, fará o giro de 180º e seguira seu destino marítimo até o porto de Paranaguá (PR). Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após sua desatracação até liberar o canal de acesso próximo ao Píer de passageiros, esta etapa da manobra deverá ocorrer entre 40 minutos e uma hora.


Estão previstas mais cinco manobras especiais com navios de até 306 metros na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.


Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.


Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período. A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.


 


Orientações:


1) Moradores e trabalhadores das regiões centrais de Itajaí e Navegantes, devem se programar para realizar a travessia antes das 11h ou após as 12h - sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas em decorrência dessa paralisação.


2) Passageiros com voos marcados partindo do Aeroporto de Navegantes, neste intervalo, devem antecipar a viagem;


3) Veículos de emergência terão como alternativa as rodovias BR 470 e BR 101, ou ainda a travessia da Barra do Rio – Porto das Balsas;


4) Alertamos que os usuários que optarem em realizar a travessia pela Barra do Rio – Porto das Balsas, sobre a possibilidade de haver filas de espera, já que neste ponto, há somente duas embarcações operando com capacidade menor da travessia do centro das duas cidades;


5) A paralisação é uma determinação da Autoridade Marítima, Marinha do Brasil, sendo que a NGI Sul segue rigorosamente todas resoluções, normas e orientações, visando a segurança náutica e de seus usuários


6) Sabedores da importância dessa nova bacia de evolução, para o desenvolvimento econômico, social e que vai ampliar a capacidade de operação dos portos de Itajaí e Navegantes, somos entusiastas desta grande obra pública, esperando que traga cada vez mais divisas regional e estadual.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados