Quarta, 19 de fevereiro de 2020
47 99609-9282
Brasil

15/02/2020 ás 07h49 - atualizada em 15/02/2020 ás 07h54

AdminX

Itapema / SC

Arteris Litoral Sul completa 12 anos de concessão em Santa Catarina
Concessionária já investiu mais de R$ 3 bilhões desde 2008 – com ampliação das condições de infraestrutura nas rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC
Arteris Litoral Sul completa 12 anos de concessão em Santa Catarina
Divulgação

Esta sexta-feira, 14 de fevereiro, é uma data importante para a Arteris Litoral Sul – pois hoje se celebra a marca de 12 anos da assinatura do contrato de concessão sob regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – em 14 de fevereiro de 2008, com vigência de 25 anos. Desde então, a concessionária é responsável pela administração deste importante corredor do Mercosul – com ligação entre as capitais Curitiba e Florianópolis por meio das rodovias BR-116/Contorno Leste, BR-376/PR e BR-101/SC – totalizando 356,6 quilômetros.


Um dos principais objetivos do contrato era justamente garantir a realização de melhorias das condições de infraestrutura do trecho administrado - e neste sentido a Arteris Litoral Sul já viabilizou cerca de R$ 3,3 bilhões (valor até junho/2019) em investimentos que providenciaram a realização de diversas obras – transformando esta rota com melhoria para mobilidade e segurança viária na região.


Destacam-se neste contexto a construção de 86 quilômetros de vias laterais, 35 passarelas, 41,9 km de terceiras faixas, 15 trevos e quatro pontes. Além disso, a concessionária também implantou 200 km de iluminação, reformou outras 35 pontes e implantou duas Áreas de Escape – a mais recente inaugurada em novembro de 2019, que já salvou 57 vidas.


Entre os indicadores que demonstram a importância da execução destes investimentos está o que monitora as fatalidades por acidentes nas rodovias. No trecho administrado pela concessionária, este percentual reduziu em 23% entre 2010 e 2019. Redução que reflete também o esforço em campanhas e operações de segurança, como no apoio à Blitz da Lei Seca, Operação Serra Segura, Rodo Seguro, Viva Motociclista e diversas outras ações – com destaque para o Grupo Estratégico para Redução de Acidentes (Gerar) – que trabalha constantemente no monitoramento das rodovias, sempre com foco na proposição de ações para ampliação da segurança.


“É motivo de orgulho para todos nós olharmos para este período e ver tantos investimentos consolidados, que hoje estão à serviço da sociedade. Quando chegamos aqui em 2008 enfrentamos logo no início uma dificuldade relacionada a emergência por conta das chuvas. Trabalhamos muito para recuperar taludes, estabilizar, e logo em seguida começamos a viabilizar o planejamento que resultou em mais de R$ 3 bilhões em obras concluídas. Este histórico nos dá a certeza de que estamos preparados para seguir nesta trajetória de realização – como no empreendimento do Contorno, que é a nossa principal motivação na concessão. A cada dia de trabalho naquele imenso canteiro de obras temos a clareza de que já alcançamos um dos principais objetivos da companhia: fazemos sim, de forma positiva, parte da história do país como agentes que impulsionam o desenvolvimento do Brasil por meio do investimento em infraestrutura”, avalia Cesar Sass, diretor de operações Sul Arteris. 


Operações


Além dos benefícios na melhoria de infraestrutura, a concessão da Arteris Litoral Sul está muito próxima dos usuários por meio do atendimento diário nas rodovias. A concessionária dispõe de uma estrutura operacional com nove unidades SOS Usuários, mais de 50 veículos de serviço, 187 câmeras de monitoramento e 14 painéis de mensagens eletrônicos.


Toda esta estrutura está interligada ao sistema inteligente de transporte coordenado pelo Centro de Controle Operacional em Joinville-SC. Um estrutura que garante o atendimento e segurança 24h com rápido tempo de resposta em qualquer acionamento nas rodovias.


Estrutura que garante, por exemplo, a realização de mais de 500 atendimentos por dia durante a temporada de verão – período em que cerca de 600 colaboradores se revezam para suporte ao movimento, que nos feriados chega a ser duas vezes maior que o normal – nesta que é uma das principais rotas turísticas do Brasil.


Nestes doze anos já são 2,4 milhões de atendimentos com alguns muito especiais – como os 34 partos já realizados com auxílio de nossas equipes nas rodovias concedidas. São os “filhos” da concessão!


Benefícios que vão além da estrada


Os valores da Arteris fazem com que a atuação da concessionária contribua também para o desenvolvimento das comunidades na região de atuação. Isso acontece por meio de iniciativas como, por exemplo, o Projeto Escola Arteris – projeto com atuação nacional reconhecida, que promove a educação no trânsito junto a cerca de 20 mil alunos na região de atuação da Litoral Sul. 


Também nesta linha de atuação vale ressaltar uma campanha que nasceu aqui: o Lacre Amigo Arteris – que já viabilizou a doação de mais de 200 cadeiras de rodas e que “pulsa” diariamente por meio dos parceiros e voluntários – empenhados no hábito de ajudar, juntando lacres de latinhas e auxiliando pessoas que precisam de cadeiras de rodas.


A Arteris Litoral Sul está aqui para isso – para fazer parte da história com investimentos para melhoria da infraestrutura, da educação do trânsito, da vida das pessoas e para ressaltar valores que também já fazem parte da história desta gente – por meio de patrocínios como para Escola Bolshoi Joinville – uma instituição que torna realidade o sonho de jovens de todo o país por meio da arte da dança.


A atuação de uma concessionária de rodovias na região auxilia também na receita dos municípios, por meio do repasse do tributo ISS (Imposto sobre Serviço) – que desde 2008 até setembro de 2019 já destinou aos municípios R$ 186 milhões. 


Contorno de Florianópolis


Entre as principais iniciativas que a concessionária coordena atualmente está a construção do Contorno Rodoviário de Florianópolis – uma nova rodovia com 50 km de extensão -  e que é hoje uma das maiores obras de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil.


Um empreendimento que demandou da concessionária muito esforço e empenho para definição do traçado de consenso, obtenção do licenciamento, e viabilização dos trabalhos no canteiro de obras – com 34 km de extensão atualmente.


Uma obra de grande porte, com números que impressionam. Atualmente, são cerca de 1.200 trabalhadores em atividade, com 250 equipamentos pesados, e uma relevante logística para garantir o avanço da obra, que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos por parte da Arteris. 


A concessionária tem a expectativa de iniciar neste ano o trabalho em uma das etapas de maior complexidade do Contorno: que é a construção dos quatro túneis duplos, etapa fundamental para que este tão sonhado empreendimento possa contribuir em breve para a mobilidade e competitividade da região Sul do país.


Demais obras ao longo do trecho e novos investimentos


Neste ano de 2020 a concessionária prossegue também com a obra de construção da nova ponte sobre o Rio Camboriú – na marginal norte da rodovia BR-101, que tem prazo de conclusão ainda para este ano. Além disso, também estão previstas a sequência de obras para reforma de sete pontes no trecho concedido.


No âmbito de novos investimentos, a empresa já desenvolveu uma série de propostas de novas obras, em conjunto com o Grupo Paritário de Trabalho (GPT), com objetivo de atender as atuais demandas de mobilidade das regiões de atuação. Entre as principais propostas está a integração das vias marginais na região entre Penha e Itapema, de maneira que o trânsito local possa fluir exclusivamente pelas ruas laterais – retirando a sobrecarga das vias principais, destinadas por conceito para viagens de longa distância. Além disso, outras duas obras relevantes que seguem em avaliação são a construção da terceira faixa norte na Grande Florianópolis e a nova ponte sobre o Rio Camboriú – na marginal sul.


O pacote com propostas de novas obras segue em avaliação conjunta entre concessionária e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – com foco principal na análise de viabilização orçamentária. Esta análise é imprescindível, pois estas obras não estão previstas no contrato original e a execução depende de reequilíbrio econômico financeiro.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados